(49) 9 9827.3230

Acadêmicos de Ciências Biológicas aprendem a confeccionar bonsais

23 de novembro de 2016 - 14:32 / UNOESC na Comunidade | Comentários
Acadêmicos de Ciências Biológicas aprendem a confeccionar bonsais

 

Os acadêmicos da 6ª fase do curso de Ciências Biológicas, da Unoesc Xanxerê, participaram de aulas práticas de confecção de bonsai. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Fisiologia Vegetal, ministrado pela professora Elisangela Bini Dorigon.

No decorrer do semestre, os acadêmicos experimentaram técnicas de adubação, aplicação hormonal e de complementos, e a realização de podas, tanto nos ramos como nas raízes. Essas práticas não seriam possíveis em plantas de campo.

Os acadêmicos então realizaram a prática através do uso do pré-bonsai, aplicando o estilo bunjingi ou literati, bem como a construção através de mudas de sementes (misho). Todos, inicialmente, utilizaram o bonsai de pitanga para o bunjingi, por ser uma espécie de fácil cultivo e permitir as intervenções nesta época do ano, e, posteriormente, escolheram outra espécie (livre) para o misho.

Segundo a professora, a atividade objetivou relacionar a teoria da fisiologia vegetal com a aplicabilidade dos conceitos, visualizando um dos diversos campos de atuação do profissional biólogo na área da Botânica.

“Os acadêmicos desenvolveram a atividade com dedicação e obtiveram êxito em suas plantas que foram submetidas à técnica. O cultivo do bonsai é uma forma de terapia antiestresse, já que é uma atividade cuidadosa e depende de uma sequência de passos, que vai desde a escolha da muda, vaso a ser plantado, substrato, pedrinhas, pedaço de arame, tesoura de poda até os cuidados com a rega. Certamente, essa atividade aproxima os acadêmicos do meio profissional, pois esse tipo de cultivo tem um valor econômico agregado”, explica a professora.

A acadêmica Janice Kovaleski aprovou a atividade.

“No componente, tivemos a oportunidade de produzir bonsais a partir de mudas, aplicando o aprendizado e percebendo a importância de todas as etapas de sua produção”, considera.

O bonsai

O bonsai, uma arte milenar japonesa, consiste em cultivar árvores e arbustos em vasos, criando a ilusão de uma árvore velha em miniatura. Essa árvore resulta do correto manejo de podas e adubação. São necessárias técnicas e habilidades para confeccionar réplicas naturais das espécies arbóreas.

O paisagismo é uma área de atuação do biólogo. O rendimento econômico pode variar de 25 reais até 1,3 milhão de dólares por bonsai, dependendo do estilo, espécie e idade do mesmo.

bonsai-1-e-6

bonsai-2-e-4

Por: UNOESC na Comunidade

Deixe seu comentário