Promoção dia dos Pais

Alunos aprendem técnicas para desenvolver projeto de vida

25 de junho de 2018 15:29 | UniCesumar na comunidade
Alunos aprendem técnicas para desenvolver projeto de vida

Trinta e nove mil alunos da Unicesumar, em todo o Brasil, estão aprendendo a organizar suas vidas e a planejar suas carreiras profissionais como disciplina obrigatória do primeiro ano dos 48 cursos de graduação da instituição na Educação a Distância (EAD). Batizada de Go – Projeto de Vida, a nova disciplina nasceu de um projeto criado pelo Departamento Pedagógico da Unicesumar para ajudar ao aluno da EAD a manter sua trilha de estudos. A partir da experiência inicial, focada especialmente na gestão do tempo, a instituição viu a necessidade de avançar e junto com o master coach Felipe Lima, que desde 1999 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Coaching, criou a primeira disciplina oficial do Ensino Superior no Brasil que ensina ao aluno a criar e executar seu Projeto de Vida.

Como projeto, o conteúdo da disciplina Go ficou disponível no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar nos anos de 2016 e 2017 para adesão voluntária dos alunos da EAD. No segundo ano do projeto, 12.624 alunos construíram seus planos de estudos, a maioria dos cursos de Pedagogia (1.225), Administração (926) e Design de Interiores (782). Do total de participantes do Go, apenas 1.075 abandonaram os estudos em 2017, o que representa uma taxa de evasão de apenas 8,51%, bem menor que o índice nacional, que varia de 11% a 25% entre as instituições particulares, de acordo com o Censo EAD.br 2016 da Associação Brasileira de Educação a Distância.

“Desenhamos o projeto alinhado aos princípios de coaching, pois entendemos que o aluno precisa não só se organizar para estudar, mas também organizar a vida dele para poder ter o estudo incluído nessa organização e, consequentemente, ter sucesso na graduação e na vida profissional. Já no primeiro ano, percebemos que os alunos que participaram do projeto permaneceram conosco mais tempo, avançaram nos estudos e alcançaram melhores resultados”, explica Kátia Solange Coelho, diretora operacional de Ensino da Unicesumar.

Testado e aprovado, o projeto tornou-se disciplina obrigatória para tratar mais profundamente todos os aspectos da vida do aluno já no primeiro ano da graduação. O conteúdo da disciplina está dividido em cinco unidades. A primeira, trabalha a construção do projeto de vida, ajudando o aluno a identificar seu estágio atual e desenhar o estágio desejado, para poder traçar um plano de ação a partir de dez pilares: espiritualidade, família, relação conjugal, saúde e bem-estar, social e lazer, financeiro, profissional, desenvolvimento pessoal, realização e propósito e equilíbrio emocional.

Na segunda unidade, o aluno aprende a identificar oportunidades que surgem em sua vida, especialmente no campo do trabalho e do empreendedorismo. A terceira unidade ajuda o aluno a se preparar para aproveitar essas oportunidades, desenvolvendo sua comunicação, relações interpessoais, inteligência emocional, resiliência, trabalho em equipe, networking e marketing pessoal.

Na quarta unidade são trabalhados conteúdos para o aluno conquistar suas oportunidades, com dicas para participação em processos de recrutamento e seleção, elaboração de currículo e preparação para processos seletivos e entrevistas. A quinta e última unidade da disciplina ajuda o aluno a gerenciar o tempo e as finanças pessoais, a desenvolver uma oratória 3D, a combater o estresse e a conquistar qualidade de vida.

Para 2019, a disciplina ganhará uma novidade. “Estamos na fase de gamificação da Go – Projeto de Vida. Ao se matricular, o aluno ganhará cards com tecnologia de realidade aumentada. Esses cards serão usados para avisos e alertas durante a sua trilha de estudos. Como toda a disciplina está integrada ao nosso CRM, o sistema avisa quando o aluno não fez determinada atividade da disciplina e manda um aviso para ele, estimulando que o faça. A partir do próximo ano, no lugar de um simples aviso, o aluno receberá uma mensagem para pegar determinada carta e ver a mensagem que tem para ele, de forma mais lúdica e envolvente”, adianta Luciano Santana, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da EAD Unicesumar e um dos idealizadores do projeto.

 

A experiência do aluno

Maria Célia da Silva é aluna de Gestão Pública no polo de EAD de Camaçari (BA). Ela está cursando a disciplina Go e conta que precisava mesmo organizar seu tempo. “Além do curso na Unicesumar, sou graduanda de Direito na Universidade Federal da Bahia e trabalho na Secretaria Municipal da Fazenda de Camaçari. Administrar o tempo entre as duas universidades e o trabalho é desafiador e requer muita vontade e determinação”, destaca.

Ela conta que quando acessou o conteúdo da disciplina, o que mais chamou sua atenção foi a ficha catalográfica. “Nela está escrito: construindo o sucesso no dia a dia. Isso me gerou curiosidade e inquietação ao mesmo tempo. A partir daí, tudo o que leio no material trago e aplico para a minha realidade”, explica. Maria Célia revela que entender seu estado atual, ter capacidade para mapear seu estado desejado e estimular a auto responsabilidade pelo sucesso do seu projeto de vida foram os três principais aprendizados da disciplina para ela.

“Mas o que mais me conquistou na disciplina foi a importância dada à espiritualidade. Nosso relacionamento com Deus é um pilar imprescindível para o sucesso. Eu já superei muitas tempestades na vida; fui muito judiada na infância, sofri violência física e psicológica e abuso sexual. Mas encontrei em Deus e nos estudos uma força libertadora”, confessa.

Luciana Helena Coelho Milhomens Fonseca também está cursando a Go – Projeto de Vida. Ela é aluna do curso de Secretariado no polo de EAD da Unicesumar na Asa Sul, em Brasília, e atua profissionalmente como Assistente Administrativo na Universidade de Brasília (UnB). Segundo ela, a disciplina está ajudando a definir objetivos de vida e se organizar para alcança-los de forma mais sistemática. Luciana destaca que o material da disciplina, tanto o livro, quando os vídeos e atividades do ambiente virtual, apresenta o conteúdo de forma simples, acessível e envolvente. “Estou muito motivada e recomendo todo mundo a fazer seu projeto de vida”, destaca.

Assim como Maria Célia, Luciana diz ter ficado bem impressionada com a abordagem da disciplina sobre espiritualidade. “Nesse mundo laicista e tão carente de valores, uma instituição que apoia a produção de material com essa temática é digno de mérito é admiração”, completa.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais