Promoção dia dos Pais

Design como ferramenta essencial ao planejamento humano

8 de junho de 2016 15:00 | UNOESC na Comunidade
Design como ferramenta essencial ao planejamento humano

Henrique Mueller

A importância do Design na sociedade está cada vez mais evidente. Não apenas por sua relevância histórica – por auxiliar a organização e a compreensão do ser humano – mas também por se mostrar uma indispensável ferramenta estratégica para empresas e seus negócios. Ressalta-se que também contribui no ordenamento visual e semântico das informações, tornando-se indispensável para a comunicação humana.

Apesar de ser uma profissão recente no Brasil, o design vem contribuindo muito para o desenvolvimento social. Por isso, deve ser compreendido como instrumento que visa, como objetivos primários, solucionar problemas e aprimorar a comunicação e a integração.

A grande maioria das pessoas considera o Design uma área voltada única e exclusivamente às questões visuais, o que é, sem dúvida, uma visão limitada acerca do assunto. Muito mais que uma ferramenta de execução, o Design apresenta-se como um plano de estratégias e soluções.

A exemplo disso, o Design, quando aplicado ao desenvolvimento de uma marca, é capaz de alavancar resultados muito relevantes, uma vez que se tem o estudo de mercado, do público consumidor, das tendências do segmento e diversos outros fatores que vão além do âmbito decorativo e visual.

Por isso, acredita-se que, apesar de ainda pouco valorizado, o Design possui papel fundamental no cenário atual para o homem. A fim de reconhecer seu verdadeiro valor, seu ensino e contextualização devem estar facilmente disponíveis à população fora do meio acadêmico. Além disso, espera-se maior engajamento social no entendimento da profissão, bem como na luta contra preconceitos e estereótipos há muito tempo estabelecidos.

(O autor é acadêmico do curso de Design da Unoesc Xanxerê. Texto elaborado sob a orientação da Profª Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.)  

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais