(49) 9 9827.3230

Design integra-se ao Dia Internacional da Animação

10 de novembro de 2016 - 15:53 / UNOESC na Comunidade | Comentários
Design integra-se ao Dia Internacional da Animação

 

O curso de Design, da Unoesc Xanxerê, realizou Mostra de Curtas-Metragens de Desenhos Animados, alusiva ao Dia Internacional da Animação. O evento, que ocorreu no Centro de Convivência, foi assistido por acadêmicos de vários cursos.

Como forma de incentivo à cultura, o curso é cadastrado junto à Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O evento, que acontece em todas as regiões do país, conta com o trabalho de coordenadores locais que realizam a programação em cada município participante.

Os participantes assistiram a curtas-metragens realizados por diretores de diferentes lugares do Brasil e do mundo. A Mostra contemplou histórias divertidas, tristes, tensas, curiosas, apreciando as muitas possibilidades que o cinema de animação traz para a tela.

Para a coordenadora do curso de Design, professora Karina Tissiani, este é um momento de incentivo cultural, em que o ensino e a aprendizagem ultrapassam os limites da sala de aula.

“Se pensarmos na formação de nosso acadêmico, temos de considerar que ela, além de técnica, deve envolver outros aspectos. Dessa maneira, incentivar ações como esta possibilita a construção de um grande repertório cultural”, considera.

Conforme a acadêmica Carla Giaretom, da 4ª fase de Design, além de a mostra ser uma atividade que proporciona cultura, foi possível identificar tendências na linguagem audiovisual próximas ao curso.

E o acadêmico Anderson Alves do Nascimento, também da 4ª fase, afirma que a Mostra proporcionou uma noção do que está sendo produzido nacional e internacionalmente, não só nas questões técnicas e tecnológicas, mas também na forma de pensar e dos participantes, permitindo refletir sobre diversas questões.

 

O evento

Este ano, aconteceu a 13ª edição do evento, abrangendo mais de 200 cidades em todos os estados brasileiros. Faz seis anos que o curso de Design traz este evento a Xanxerê.

Em 28 de outubro de 1892, aconteceu, em Paris, a primeira exibição de desenhos animados no mundo. Por isso, neste dia, comemora-se o Dia Internacional da Animação. A data foi escolhida pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), em 2002 e, desde então, cidades do mundo inteiro realizam comemorações neste dia. No Brasil, a ABCA realiza o evento desde 2004.

 

Por: UNOESC na Comunidade

Deixe seu comentário