(49) 9 9827.3230

7ª edição do Curso de Técnicas de Condicionamentos de Cães está acontecendo em Xanxerê 

9 de agosto de 2016 - 18:10 / Bombeiros Comunidade Xanxerê | Comentários
7ª edição do Curso de Técnicas de Condicionamentos de Cães está acontecendo em Xanxerê  7ª edição do Curso de Técnicas de Condicionamentos de Cães está acontecendo em Xanxerê. (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Está ocorrendo em Xanxerê, no Centro de Referência de Desastres Urbanos (CRDU) a 7ª edição do curso de Técnicas de Condicionamentos de Cães para Atividades de busca e resgate. Estão participando do curso 35 bombeiros de diferentes estados do Brasil, entre eles:  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Amapá, São Paulo e Tocantins. O objetivo do curso é preparar o bombeiro para atuar em situações de resgate.

Segundo Cabo Moises, os cães que estão sendo utilizados para o curso, são cães do trabalho do Corpo de Bombeiros, “no curso tem pessoal de sete estados, ao total são 35 pessoas, destes 3 são mulher, essa é a 7º edição do curso. Os cães que estão aqui são os cães nossos de trabalho. Alguns bombeiros até trouxeram cães, porém este curso não forma os cães e sim o bombeiro”.

O Cabo ainda comenta, que durante os 15 dias de curso, é acompanhado a evolução do cão, desde de filhote, “a evolução do curso é o treinamento do cachorro, mas como estamos trabalhando com os nossos cães que já estão prontos, eles começam com simulação com o cão desde filhote, seguindo o crescimento, até o fim do curso o cão já é grande”.

Cabo Moises ainda destaca que os instrutores do curso, são de toda Santa Catarina, “é importante destacar que os instrutores são de toda Santa Catarina, o Major com a equipe de Xanxerê, o Cabo de Curitibanos e o Sargento Amorim de Itajaí. O cão mais experiente do curso é o cão Caramelo, que acompanha o Sargento Amorim, ele possui 7 anos, hoje é o melhor cão que possuímos, para o trabalho”, finaliza.

DSC_1006

DSC_1017

DSC_1016

 

DSC_1014

DSC_1012 DSC_1010

DSC_1007

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário