Açúcar refinado, cristal, mascavo ou de coco, qual o melhor?

6 de junho de 2018 15:31 | Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Açúcar refinado, cristal, mascavo ou de coco, qual o melhor? Foto: divulgação

 

O açúcar para muitos é considerado indispensável na alimentação. Porém, existem diversas opções hoje no mercado e então surge a dúvida: qual o melhor?

Açúcar refinado, cristal, mascavo e de coco. O LANCENOTICIAS.com.br conversou com o setor de nutrição do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê que é formado pelas nutricionistas Larissa Desanti, Clarissa Sartori, Suellienn Centenaro e Eriane Marafon para explicar e esclarecer a diferença entre cada um.

Segundo as nutricionistas o mais rico em nutrientes e mais indicado é o açúcar de coco, porém, este é o mais do mercado hoje em dia.

“O açúcar de coco se comparado com o açúcar branco ele é realmente muito melhor pois ele não passa pelo processo de branqueamento. Quando ele passa pelo processo de branqueamento e refinamento ele perde todas as propriedades nutricionais, além de que todo o ácido utilizado para branquear fica no açúcar. O açúcar de coco é rico em vitaminas do complexo B, zinco, ferro, magnésio, e não passa pelo processo do branqueamento. Quanto ao índice glicêmico, o de coco é bem baixo então ele dá uma saciedade maior”, explicam as nutricionistas.

Já em relação as calorias, não há diferença entre os açucares. “Em relação a calorias o branco e de coco tem as mesmas. Da mesma forma ocorre com o açúcar mascavo, porém, ele mantém as propriedades nutricionais, ele é o açúcar que não passou pelo processo de branqueamento. Entre o açúcar mascavo e o açúcar de coco, o de coco seria mais nutritiva, mas depende bastante da dieta da pessoa”, finalizam.

O importante é entrar em contato com uma nutricionista ou profissional capacitado para definir qual o melhor produto se encaixa melhor no dia a dia de cada um.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais