Alimentação pode influenciar na TPM? Entenda

2 de agosto de 2018 18:51 | Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Alimentação pode influenciar na TPM? Entenda Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)

Muitas mulheres, em seu período menstrual, sofrem da temida tensão pré-menstrual (TPM). Ela é uma combinação de sintomas que algumas mulheres apresentam aproximadamente uma semana antes de menstruar. Os sintomas aparecem antes do início da menstruação (até cinco dias antes) e desaparecem durante a menstruação.

Dentre os principais sintomas estão cólica, dor de cabeça, variação de humor, dores nas costas, entre outros.

Entre as táticas para aliviar esses sintomas, cada mulher aposta em algo diferente. Muitas acreditam que a alimentação pode influenciar nesse processo. Mas, conforme a nutricionista Ellen Sawazaki, os alimentos não interferem nos sintomas por se tratar de uma questão hormonal.

“Não há alimentos que alteram na questão da cólica menstrual, pois é algo hormonal. A cólica é uma consequência da oscilação da progesterona, não há nenhum alimento que aumente ou diminua a cólica”.

Ademais, Ellen comenta que indica a seus pacientes que sofrem com a oscilação de hormônios, para que usem o óleo de prímula. Além de aliviar os sintomas da TPM, esse fitoterápico também ajuda a controlar os níveis de colesterol, aliviar os sintomas da menopausa, hidratar a pele e reduzir a pressão arterial.

Mas, a nutricionista alerta que, apesar de ser um produto fitoterápico, ele deve ser usado conforme recomendação médica.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais