Apenados podem solicitar saída temporária durante todo o ano

1 de agosto de 2018 15:25 | Comunidade , Presídio , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Apenados podem solicitar saída temporária durante todo o ano (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

É comum que diversos presos sejam liberados para saídas temporárias durante datas especiais e comemorativas como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e dos Pais. Mas, conforme a gestora do Presídio Regional de Xanxerê, Marionice Favero, essas saídas não acontecem apenas em datas festivas.

Cada detento tem direito a cinco saídas temporárias no ano, de duração de sete dias. Geralmente eles saem em datas festivas, mas podem escolher qualquer momento do ano para solicitar uma saída temporária.

Quem possui o direito da saída temporária é o detento que cumpre pena em regime semiaberto, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente

“Os presos tem direito a cinco saídas temporárias no ano, quem decide em que data querem sair é eles. Criou-se um mito de que as saídas temporárias são feitas apenas em datas festivas. Eles escolhem as datas que querem sair, por isso não temos um número específico de quantos vão sair agora para o Dia dos Pais”, explica.

Diante disso, o apenado precisa solicitar a saída, informando a data de saída e de retorno, o pedido é encaminhado para o juiz que irá deferir ou não e se a resposta for positiva o preso é liberado por sete dias.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais