Artista de Xanxerê é especialista em pinturas sacras

4 de junho de 2018 12:05 | Comunidade , Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Artista de Xanxerê é especialista em pinturas sacras Artista de Xanxerê é especialista em pinturas sacras. (Foto: Divulgação)

A pintura. Esse é o dom do xanxerense Ademir Gavenda que atualmente é especialista em pinturas sacras. Dos 38 anos, já são 20 dedicados a arte de pintar.

O artista plástico que faz pinturas em igrejas comenta que realiza as atividades nas comunidades de abrangência da Diocese de Chapecó. Desde o período que se tornou especialista, já realizou aproximadamente 70 obras.

“De profissão tenho 20 anos e desses fazem 10 anos que realizo artes sacras. Mas fazem três anos que realizo apenas essas obras. Cada igreja é um sentido diferente. Eu faço um projeto, a comunidade analisa e eu produzo no momento. É inspiração”.

Ademir destaca que para as obras serem concluídas leva em média uma semana e sua maior inspiração é o artista xanxerense Osvaldo Sette. “Ele é uma inspiração muito grande, eu sempre gostei de fazer isso e aos poucos fui acompanhando o trabalho dele e me adaptando”.

 

Ademir Gavenda. (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

 

 

O artista participou no último ano de uma especialização em Curitiba, onde representou a Diocese de Chapecó e destaca que para ser artista não é necessário ter um curso e sim ter o dom.

“Esse curso foi a nível de Brasil e trouxe muito conhecimento para essas obras. Todas as pinturas que realizo, são parcerias com os padres, que são os percursores de todos os trabalhos”.

Para fazer as pinturas, Ademir conta com o auxílio da esposa e frisa que não possui uma obra favorita pois acredita que tudo é evolução. “Ela já está aprendendo e me auxilia nas pinturas. Cada obra que eu faço eu me admiro e me incentivo ainda mais, pois todos os trabalhos são frutos da evolução”, conclui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais