(49) 9 9827.3230

Assistência Social realizará cadastramento de haitianos que residem em Xanxerê  

2 de agosto de 2017 - 07:43 / Comunidade Cultura Variedades Xanxerê | Comentários
Assistência Social realizará cadastramento de haitianos que residem em Xanxerê   Assistência Social realizará cadastramento de haitianos que residem em Xanxerê . (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (01), aconteceu na sede da Câmara Municipal uma reunião entre a Associação dos Haitianos de Xanxerê, o assessor jurídico da prefeitura Adriano Conti, a secretária de Assistência Social Ivone Sirino e equipe da secretaria.

O encontro foi coordenado pelo presidente Adriano De Martini e contou com a participação do vereador Luiz Augusto Ceni.

Inicialmente o presidente da Associação dos Haitianos de Xanxerê – AHXA, Louis Saine Bernadel afirmou que a entidade reúne pessoas nativas do Haiti e está preocupado com a adaptação e conhecimento da língua brasileira, o que motivou a reunião.

Bernadel passou informações sobre a entidade confirmando que hoje 71 pessoas do Haiti moram com famílias e amigos em casas alugadas em Xanxerê, sendo que destes, um total de 20 estariam desempregados.

“Queremos sensibilizar as empresas pois a vinda ao Brasil, foi para cumprir acordo dos governos e o trabalho melhora a adaptação”, afirmou.

Para a secretaria de Assistência Social, a melhor proposta neste momento seria um cadastro de todos os membros da Associação para poder auxiliar, e este trabalho de acesso acontece nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social.

A Secretária Ivone ainda citou que, “cursos técnicos ou profissionalizantes podem ser ofertados pelo município em parceria com outras entidades, especialmente para as mulheres destes trabalhadores”.

Adrianinho por sua vez enalteceu, “um início para melhorar a comunicação, ou seja, o entendimento da língua no Brasil, já iniciou e agora se busca parceria no município, com reunião em entidades, troca de ideias para interagir em todas as áreas necessárias”, afirmou o presidente da Câmara.

Foi definido para o próximo dia 20 de agosto, um domingo, às 15 horas, uma reunião com os membros da Associação, para um levantamento e o cadastro, tendo por local a sede da Câmara Municipal.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário