Atleta xanxerense compõe equipe brasileira em Campeonato Mundial de Orientação

3 de agosto de 2018 08:33 | Esporte em destaque , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Atleta xanxerense compõe equipe brasileira em Campeonato Mundial de Orientação (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

O atleta xanxerense Gelson Andrey, praticante da corrida de orientação, esporte ainda pouco difundido na região Oeste, representa o Brasil no Campeonato Mundial de Orientação (WOC 2018). A competição acontece em Riga e Sigulda, na Letônia. O campeonato inicia no sábado (04) e segue até o dia 12.

Gelson compõe uma equipe de quatro atletas brasileiros que representam o país no campeonato. Os quatro atletas são os melhores dos rankings Floresta e Sprint. O xanxerense é o primeiro do ranking de Sprint e vai participar das seguintes provas: Sprint, Revezamento Sprint e Médio Floresta.

“Já tivemos a oportunidade de passar um tempo no mapa para treino do percurso médio e também no mapa treino de Sprint. O mapa de floresta, tem uma vegetação bastante diferente do Brasil, mesmo como parte dele sendo verde 406 e 408, muitas árvores grandes caídas que dificultam a progressão. Já o relevo é perfeito, além de colocar tudo o que existe mesmo tendo apenas um metro de altura ou profundidade. O mapa de Sprint é um local de fácil progressão, mas com vários verdes musgos e com várias informações. Vamos participar de um evento modelo, aonde vamos poder testar o chip (sportident) além de compreender os balizamentos proibidos”, conta Gelson, através de uma postagem em rede social.

O 35º Campeonato Mundial de Orientação tem 49 países participantes de cinco continentes, totalizando 345 atletas, sendo 192 homens e 153 mulheres.

O primeiro percurso será o Sprint qualificatório, que ocorre no sábado (04), com o feminino iniciando às 9h (3h no Brasil) e o masculino 10h (4h no Brasil).


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais