Avicultores de Xanxerê suspendem investimentos devido instabilidade financeira

25 de abril de 2018 11:09 | Agricultura , Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Avicultores de Xanxerê suspendem investimentos devido instabilidade financeira Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

O cenário econômico para os avicultores não está dos melhores. A dificuldade sentida após o embargo da carne de frango de 20 frigoríficos do Brasil já pode ser vista no campo, onde vários avicultores estão suspendendo novos investimentos.

A desvalorização do produtor, juntamente com os altos custos para manter os aviários, são os principais motivos para que a produção se torne ainda mais escassa. De acordo com o diretor de Agricultura de Xanxerê, Edson Zape – Timão, o município conta hoje com aproximadamente 49 produtores, o que torna a situação ainda mais complicada.

“Estamos preocupados com anúncios de embargo da carne de frango e também de que várias empresas estão dando férias coletivas para os funcionários. Nós nos preocupamos pois a avicultura da nossa região é muito grande e isso vai refletir na volta dos impostos, principalmente para os produtores”.

Ainda de acordo com o diretor, muitos avicultores já tinham buscado ajuda do município principalmente para a realização da terraplanagem, porém, os mesmos optaram por esperar para iniciar com um novo investimento. “Já tinha gente comentando que iria fazer mais investimentos, já tinham buscado ajuda para fazer terraplanagem e os mesmos estão desistindo da ideia”, destaca.

O embargo da carne de frango de 20 frigoríficos do Brasil foi anunciado na última semana pela União Europeia, a qual alega deficiências no sistema de controle sanitário no Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo. A União Europeia é um dos principais compradores da carne, desta forma a economia em relação ao frango deve passar por dificuldades.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais