(49) 9 9989.9002

Bombeiros de SC buscam apoio para construção de novo laboratório sobre incêndio em Xanxerê

15 de abril de 2018 - 11:27 / Bombeiros Xanxerê | Comentários
Bombeiros de SC buscam apoio para construção de novo laboratório sobre incêndio em Xanxerê (Fotos: Divulgação)

Com o intuito de estudar o comportamento do fogo em meio a um incêndio florestal o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina busca apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) para a construção de um laboratório. O laboratório seria construído em anexo ao Centro de Treinamentos de Incêndio do Oeste, em Xanxerê.

O projeto pioneiro na América Latina permite, além de salvar vidas, capacitar profissionais e evitar prejuízos para Santa Catarina. O Coronel Vanderlei Vandelino Vidal, Subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de SC, o Major Walter Parizotto e o Tenente-coronel, Jefferson de Souza, estiveram no laboratório referência em toda Europa, na cidade de Coimbra, em Portugal e apresentaram as novidades do local ao secretário da SDS, Adenilso Biasus, em busca de apoio para a realização do projeto.

A proposta integra estudos e equipamentos que simulam a velocidade e expansão do incêndio conforme as condições do vento, clima e relevo. Durante a visita o secretário destacou ser um projeto inovador e que ele o levará para avaliação do governador Eduardo Pinho Moreira.

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário