(49) 9 9827.3230

Cachaça Refazenda de Xanxerê recebe medalha de prata em evento em Minas Gerais

27 de junho de 2017 - 10:30 / Comunidade Evento Lance Notícias Variedades Xanxerê | Comentários
Cachaça Refazenda de Xanxerê recebe medalha de prata em evento em Minas Gerais Selito recebendo o certificado da Medalha de Prata conquistada pela Cachaça Refazenda Ouro na Expocachaça 2017. (Foto: Divulgação)

A cachaça xanxerense Refazenda, ganhou a medalha de prata em uma feira de cachaças de alambique em Belo Horizonte, Minas Gerais, no início do mês de junho. Além da cachaça do Oeste, outras 14 do Estado foram premiadas.

O produtor e proprietário da Refazenda, Selito Bordin, comenta que há 40 anos a cachaça artesanal vem melhorando a sua qualidade e há 20 anos a ExpoCachaça se consolida a maior feira de exposição do produto e de todos os equipamentos para ela.

“A cachaça só se produz no Brasil, a de alambique em especial, é um produto diferenciado, participaram da feira 256, ou seja, 256 cachaças diferentes que foram submetidas as avaliações, durante a feira de quatro dias. É um concurso de alto gabarito, os avaliadores são pessoas especializadas, são 12 juízes nacionais e internacionais, ficaram dois dias fazendo avaliações e degustações às cegas”, destaca Selito.

No Estado foi criada a Associação de produtores de Água Ardente e Cachaça de Qualidade, que pela primeira vez participou do evento com 14 rótulos, e estas passaram por um  sistema de avaliação que conta com análise laboratorial química, física, de aroma, cheiro e sabor, para atestar se elas estão dentro das especificações.

Selito ressalta que não se esperava que na primeira participação no evento, Santa Catarina trouxesse para casa tantas medalhas, “fomos para conhecer, ver como funciona, pela primeira vez em 20 anos, os produtores de Santa Catarina participaram dessa feira com um stand, compramos um espaço. Santa Catarina ganhou 16 medalhas, 5 de ouro e 11 de prata, e a Refazenda foi uma das que ganhou medalha de prata”, finaliza o produtor.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário