(49) 9 9827.3230

Caminhada pela Acessibilidade acontece dia 21 de setembro em Xanxerê

15 de setembro de 2017 - 14:22 / Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Caminhada pela Acessibilidade acontece dia 21 de setembro em Xanxerê Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê, o COMDE, realiza no dia 21 de setembro, a Caminhada pela Acessibilidade. A atividade está em sua 8º edição.

A caminhada surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de quebrar barreiras arquitetônicas. Segundo a presidente do COMDE, Kátia Battisti Collelo, a luta é para quebrar o preconceito com as pessoas que possuem alguma deficiência.

“A caminhada vai ser realizada no dia 21 de setembro, dia em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Desde do primeiro ano o objetivo é conscientizar as pessoas, a população. No início nós tínhamos uma barreira bem grande, que eram as barreiras arquitetônicas, que são bancos, calçadas guia, calçada com buraco, não estamos no ideal ainda, mas a cidade melhorou muito e nós agradecemos. E vamos continuar lutando, agora contra as barreiras de atitude de preconceito com as pessoas”, diz.

A caminhada terá início às 13h30min, com saída na Praça Tiradentes em Xanxerê.

“Nós conseguimos reunir em média 300 pessoas, todos os anos. Junto com as entidades que fazem parte do COMDE, que é a Apae, FCDX e Apadavix, nós também convidamos as escolas municipais e estaduais para participarem da ação”.

Ao final da caminhada, as equipes poderão participara de atividades dinâmicas que será organizada pelo grupo.

“O trajeto vai ser da Rui Barbosa, até a esquina da Rua Independência, da Rua Coronel Passos Maia, retornado pela Avenida Brasil. Ao final os convidados estão sendo desafiados a trazer um lanche para ser partilhado, após o lanche vamos participar de algumas dinâmicas coletivas”, finaliza.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário