(49) 9 9989.9002

Casos de câncer em pessoas mais jovens tem aumentado, alerta médica

11 de abril de 2018 - 11:31 / Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Casos de câncer em pessoas mais jovens tem aumentado, alerta médica Dr. Rita Pezzali (Foto: divulgação)

Casos de câncer tem aparecido cada vez mais em pessoas jovens. Principalmente mulheres tem recebido o diagnóstico da doença, que na maioria dos casos é câncer de mama.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para um acréscimo de 2,6% na porcentagem de aparecimento do câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos entre 2010 -2015. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e médica, Rita Pezzali, destaca que é visivelmente perceptível este aumento de casos nos jovens.

“No dia a dia da rede nós constatamos isso, principalmente o câncer de mama que é um câncer mais comuns em mulheres com mais de 45 anos e no caso do câncer o principal desafio é o diagnóstico precoce nas mulheres jovens, pois a mamografia não consegue a transparência necessária. A incidência na população mais jovem está aumentando. Parece que isso tem a ver não só com a genética, mas sem dúvida com o estilo de vida. Claro que com o aumento da divulgação da doença, as pessoas não tem mais vergonha de afirmar que possuem o câncer e isso ajuda no tratamento, mas sem dúvidas, os casos em pessoas jovens tem aumentado”, detalha.

A médica comenta ainda que hoje não há dados oficiais do município de Xanxerê quanto ao número de pacientes com câncer.

“Até hoje nós não conseguimos números oficiais, pois temos pacientes que se tratam pelo SUS, pacientes que se tratam por convênios e clínicas privadas, existe uma dimensão a nível nacional, que para mim parece subdimensão, é por amostragem. Em Xanxerê não existe um número oficial, mas os casos tem aumentado”, finaliza.

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário