Cinoterapia desenvolvida em Xanxerê é destaque nacional

7 de agosto de 2018 13:57 | Bombeiros , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cinoterapia desenvolvida em Xanxerê é destaque nacional (Foto: Reprodução/Rede Globo)

O projeto Platão Quatro Patas, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Xanxerê e o Hospital Regional São Paulo que leva aos pacientes internados o tratamento de cinoterapia, foi destaque a nível nacional no programa Encontro com Fátima Bernardes, na manhã desta terça-feira (07).

Enquanto os convidados discutiam opções de terapias alternativas, como a terapia do riso, para auxiliar na recuperação de diversos pacientes, a cinoterapia também foi assunto no programa.

Na oportunidade, o neurocirurgião, doutor Fernando Gomes Pinto comentou sobre o uso de cães para tratamentos de saúde e também sobre sua contribuição no desenvolvimento de crianças.

“Cães ajudam no processo de lidar com as emoções. Nos preocupamos muito em ensinar coisas racionais, mas não como lidar com as emoções. Cães são extremamente leais, então ele sempre vai voltar para você e isso faz com que o indivíduo fique cada vez mais fortalecido e tenha confiança”, comentou.

O projeto é desenvolvido há cerca de quatro anos, sendo que uma vez por semana um bombeiro visita o hospital acompanhado de um cão e os dois passam por diversos setores do local, inclusive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dentro do hospital o projeto é coordenado e integrados pelas equipes de psicologia, serviço social e fisioterapia. Hoje o 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê dispõe de três cachorros e quatro bombeiros que realizam esse trabalho de cinoterapia.

Confira a matéria AQUI.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais