(49) 9 9827.3230

Colaboradoras do HRSP fazem exames gratuitos no Outubro Rosa

20 de outubro de 2017 - 08:15 / Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Colaboradoras do HRSP fazem exames gratuitos no Outubro Rosa Equipe de profissionais que atuou na coleta do preventivo, juntamente com a coordenadora do Grupo de Humanização, que organizou a ação. (Foto: Divulgação)

Durante três dias as colaboradoras mulheres do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, tiveram acesso gratuito aos exames de Papanicolau – o preventivo – e ao exame de mamas. A ação, organizada pelo Grupo de Humanização, ocorreu dentro do hospital, com uma equipe de profissionais da enfermagem voltada ao atendimento das colaboradoras que se cadastraram para a coleta. O intuito era incentivar o diagnóstico precoce de possíveis doenças, além do cuidado e a prevenção.

“É um momento de conscientização e de proporcionar às colaboradoras a coleta do exame preventivo. Muitas delas já esperam por essa atividade de cuidado com a saúde, pois o hospital, por meio do Grupo de Humanização, promove a ação há vários anos”, explica a coordenadora do Grupo de Humanização, Maquieli Casaril.

A colaboradora Luiza Scheibel Boscheti participou pelo primeiro ano da ação. Para ela, a oportunidade de cuidar da saúde no ambiente de trabalho é louvável. “Muitas vezes não temos tempo e acabamos deixando de lado o cuidado com a saúde, a ação desenvolvida aqui dentro do hospital merece aplausos, pois estamos recebendo tudo gratuitamente. Nesses momentos percebemos que a instituição está cumprindo com a sua missão, que é estar a serviço da vida”, comenta Luiza.

A ação conta com o apoio também da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, que forneceu o material necessário para os exames. “O material coletado agora será enviado à Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, que encaminhará para o laboratório. Os resultados retornam em aproximadamente 30 dias e serão repassados às nossas colaboradoras”, explica a enfermeira Lisete Breier.

Para fechar as ações do mês de outubro uma palestra está programada para o dia 25 de outubro, às 8h30min, no auditório do HRSP. “O tema será sobre Câncer de Mama e Doenças da Mama, abordado pela mastologista Mara Gritti. Além disso, haverá dois relatos de pacientes que venceram a luta contra o câncer de mama e câncer de colo de útero. A ideia é incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças entre as colaboradoras”, finaliza a coordenadora do Grupo de Humanização.

Assessoria de Imprensa

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário