(49) 9 9827.3230

Comerciante alerta para circulação de notas falsas em Xanxerê

21 de março de 2017 - 11:25 / Comunidade Xanxerê | Comentários
Comerciante alerta para circulação de notas falsas em Xanxerê (Foto:Rádio Catarinense)

Uma comerciante recebeu uma nota de R$100,00 falsa no decorrer da última semana. O caso veio à tona apenas quando a comerciante foi realizar um deposito na agência bancária.

Renata da Costa Gallas Zorzo, diz que não sabe o dia em que recebeu a nota falsa, “Eu não sei o dia e nem de quem recebi, só soube que era falsa na hora em que a mulher do banco foi fazer o depósito”.

Renata destaca que até o momento não registrou boletim de ocorrência.

Um fato parecido também ocorreu na última quinta-feira (16), na Feira Livre em Xanxerê. Tainara Basso, diz que o fato ocorreu em uma banca que expõe produtos no local, “O caso não ocorreu comigo, mas em uma banca do local.  Eles receberam uma nota falsa de R$ 20,00. Eu falei para a moça que cuida da banca para registrar um boletim de ocorrência, mas não sei dizer se ela registrou”.

Procedência de notas falsas

Segundo o site o Globo, se ficar comprovado que a cédula é legítima, o cidadão será ressarcido pelo banco. Se a cédula for falsa, não haverá reembolso. O acompanhamento da análise pode ser feito pelo site do Banco Central.

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de três a 12 anos de prisão. Além disso, a pessoa que tentar colocar uma cédula falsa em circulação após tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a 2 anos de detenção.

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário