Compost Barn auxilia agricultores de Xanxerê no aumento da produção de leite

Em Xanxerê, aproximadamente 30 produtores já realizaram as instalações

27 de julho de 2018 14:16 | Agricultura , Animais , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Compost Barn auxilia agricultores de Xanxerê no aumento da produção de leite Sistema Compost Barn. (Foto: Divulgação)

O sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos  provenientes da atividade leiteira.

O método tem sido utilizado por muitos agricultores e o principal objetivo é aumentar a produção de leite. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Edson Zape (Timão), os ganhos de produtividade são maiores em um ambiente mais confortável, onde a vaca rumina melhor, descansa e conta com fácil acesso à alimentação.

“Vários produtores de Xanxerê têm aderido a esse sistema. Por meio disso, o animal descansa, tem mais acesso a alimentação e consequentemente produz mais leite. Em Xanxerê, aproximadamente 30 produtores já realizaram as instalações e estão trabalhando deste modo”, explica.

O Compost Barn consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.

O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.

 

Com informações Site Embrapa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais