Conheça as exigências para o uso de bicicleta motorizada

26 de julho de 2018 15:38 | Trânsito , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conheça as exigências para o uso de bicicleta motorizada Foto: internet

A utilização de bicicletas motorizadas é corriqueira pela cidade de Xanxerê. Mas, sabia que há normas e determinações à serem seguidas para a sua utilização?

A equipe do LANCENOTICIAS.com.br conversou com o comandante da Polícia Militar de Xanxerê, Capitão Vilte, que explica alguns pontos, como, por exemplo, que a bicicleta motorizada é considerada um ciclo motor.

“Elas podem ser utilizadas, mas tem detalhes importantes. Muitas vezes o vendedor acaba não informando ao comprador sobre as regularizações. Tem o próprio código de trânsito que prevê que todo o veículo ciclo motor precisa ter registro no Contran, e para a condução ele equipar-se com equipamentos adequados como capacete, além de possuir CNH, do tipo ACC”, comenta.

José Giordani Ribas, proprietário da autoescola Regional, de Xanxerê, comenta que o valor para realização desta CNH está bem abaixo da média. “Nesta categoria o valor é bem menor. Por ser um veículo de menor custo, as horas/aula também são menores. Na verdade, na nossa região não há procura por esta categoria. Este tipo de veículo é bastante utilizado no nordeste, aqui não”.

O Capitão Vilte destaca ainda que já foram realizadas campanhas em Xanxerê no intuito de informar os revendedores para que repassem as exigências para aqueles que compram esse tipo de veículo, mas não deu resultado.

“Ao ser flagrado,  o veículo é retido e encaminhado ao pátio, com todas as características aplicadas a outro veículo como taxa de guincho e estadia”, finaliza o Capitão.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais