Conheça os benefícios das fibras alimentares e saiba onde encontra-las

2 de agosto de 2018 11:22 | Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conheça os benefícios das fibras alimentares e saiba onde encontra-las (Foto: Divulgação)

Que o consumo de diversas vitaminas, minerais e fibras é essencial para manter a saúde equilibrada. Mas, quanto as fibras, por exemplo, é preciso consumi-las de forma correta para que elas não causem um efeito contrário no organismo.

As fibras são encontradas, em sua maioria, nos alimentos de origem vegetal como plantas folhosas, são encontradas também nos legumes e cereais integrais como aveia, granola, linhaça, quinoa, amaranto, arroz integral, milho, feijão, lentilha.

Conforme a nutricionista Ellen Sawazaki, no caso das frutas, as fibras estão concentradas na casca e bagaço.

“As fibras são encontradas na casca das frutas, principalmente. Se for consumir uma laranja, por exemplo, é recomendado consumir o bagaço, ou, no caso da maçã, consumir a fruta com a casca, para ter o consumo da fibra. Se fizer um suco de laranja, acaba desprezando toda a fibra que tem na fruta. Entre um e outro é sempre preferível consumir a fruta em função disso, para aproveitar todos os nutrientes”, explica.

Dentre os benefícios para o corpo, as fibras auxiliam na melhora do fluxo intestinal e também de desconfortos estomacais. Mas, é muito importante consumir esse elemento acompanhado de bastante água, para que ele não cause um efeito contrário no organismo, pois sem líquido elas podem ressecar.

“Para a fibra causar todos os benefícios é muito importante mastigar muito bem o alimento e se hidratar bastante, pois caso você tenha um problema de intestino e consome bastante fibra, você acaba ressecando mais, por isso é preciso ingerir bastante água. A fibra faz o peso das fezes, mas se as fezes estão pesadas e o intestino está muito ressecado, é preciso do líquido para mandar as fezes embora”.

A nutricionista recomenda que, durante as refeições, se deve consumir antes os vegetais, pois as fibras auxiliam também na perda de peso.

“Nas refeições, por exemplo, recomendo que consuma os vegetais antes, porque a fibra atua como uma vassoura, ela ajuda a revestir o estômago antes de processar os outros alimentos, o que ajuda na redução da absorção da gordura saturada e também na redução da absorção de açúcares desses alimentos, o que auxilia no emagrecimento”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira

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