Conheça os riscos de utilizar o celular conectado ao carregador

31 de julho de 2018 08:47 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conheça os riscos de utilizar o celular conectado ao carregador Imagem Ilustrativa (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas utilizam o celular para diversas atividades, seja de trabalho ou lazer. Diante disso, é comum que muitas pessoas utilizem o celular enquanto ele está conectado na tomada para carregar.

Ademais, muitos não conhecem os riscos que essa prática pode trazer, tanto para o aparelho quanto para o usuário. Dentre os principais problemas de manusear o celular durante o carregamento da bateria está o superaquecimento da bateria e do aparelho.

“Quando você utiliza o aparelho, estando conectado ao carregador, vai aumentar consideravelmente a temperatura, tanto do aparelho quanto da bateria, podendo chegar, em alguns casos, a ter o rompimento da bateria e acontecer uma pequena explosão”, explica o engenheiro eletricista, Iuri Silvestri.

O superaquecimento durante o carregamento acontece especialmente em celulares com as opções de carga “rápida” ou “turbo”, devido à grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação. Naturalmente o celular esquenta durante o carregamento e realizar outra atividade nesse período aumenta essa temperatura. Uma explosão pode causar queimaduras e até ferimentos mais graves ao usuário.

Além disso, conforme Iuri, há riscos de choques elétricos que podem chegar ao usuário através do carregador do celular. Além disso, mudanças nas ondas de tensão ou picos de tensão elétrica também podem chegar ao usuários através do aparelho celular e causar uma descarga elétrica.

“O aparelho aqui é ligado na tomada com 220 volts e a utilização para carregar a bateria sai em 5 volts. Dependendo das características do carregador, até um desgaste, pode ser que ocorra desses 220 volts passarem direto para o telefone. Neste momento, passando toda essa voltagem, estamos suscetíveis a uma descarga como se tivesse colocado o dedo na tomada. Em alguns desses casos, dependendo do tipo do carregador, pode acontecer essa situação”, explica o engenheiro.

Caso seja necessário o uso do celular para a realização de ligações, o indicado é desconectar o carregador do aparelho e retomar a carga da bateria apenas após o fim da chamada. Não há problema em responder rapidamente uma mensagem de texto, por exemplo. Porém, não é indicado o uso constante durante o carregamento.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais