Promoção dia dos Pais

Conheça um pouco da história das festas de São João

21 de junho de 2018 18:27 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Conheça um pouco da história das festas de São João (Foto: Divulgação)

Festa junina ou festa de São João, o mês de junho é tradicionalmente lembrado por essas festas. Sempre comemoradas com muitas comidas e bebidas típicas, outra coisa que não pode faltar é a tradicional fogueira.

O dia de São João é lembrado em 24 de junho e o LANCENOTICIAS.com.br conversou com o Pároco da igreja Matriz de Xanxerê, padre Claudir Meoti, para explicar sobre São João.

“São João Batista, como é conhecido, foi aquele anunciou a chegada de Jesus Cristo. É o Profeta que pregava no deserto o chamado a conversão para os corações para acolher o salvador da humanidade. Ele é chamado de batista porque ele justamente exercia a missão do batizar, além da profecia. Ele batizava na água como um batismo de conversão. Esse era o grande propósito da sua profecia, o chamado a conversão”, explica o padre.

Padre Claudir explica ainda que a fogueira está ligada a notícia do nascimento de João e com o passar do tempo a festa de São João foi sendo incrementada.

“A fogueira está ligada ao meio de comunicação da época. O nascimento de João Batista foi muito esperado e a fogueira é para fazer esse anúncio da notícia do nascimento de João. Isso se tornou uma tradição de toda a história da humanidade de fazer a fogueira no dia de São João e se criou em torno disso a pipoca, pinhão, quentão, que são criações que foram sendo incorporadas para o povo festejar com essa grande notícias do nascimento do menino”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais