(49) 9 9989.9002
(49) 3433.3173

Conselheiros municipais de saúde participam de curso de formação

14 de maio de 2018 - 09:44 / Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Conselheiros municipais de saúde participam de curso de formação (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Durante essa segunda (14) e terça-feira (15) acontece, no centro de convivência Conviver, no Bairro La Salle, uma Oficina de Formação para o Controle Social no SUS. A oficina é voltada para conselheiros municipais de Xanxerê e região e também para lideranças de movimentos sociais.

Segundo Maria Izabel Girotto, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Xanxerê e conselheira estadual de saúde, o objetivo dessa formação é destacar qual o papel do conselheiro de saúde.

“O conselho é o controle social no SUS, precisamos entender qual o nosso real papel de conselheiro para que possamos atuar nas políticas públicas da saúde. Essa formação é muito importante pois vai trazer esse conhecimento para os conselheiros poderem atuar no seu dia a dia enquanto cidadão, conselheiro e usuário, ajudando, fortalecendo, vendo quais são os problemas e como atuar”, explica.

Serão dois dias de formação para qualificar esse conselheiros sobre como atuar dentro do conselho. Além disso, mostrar a importância do Conselho Municipal de Saúde dentro do município, visto que esse é um dos únicos conselhos deliberativos do país.

São cerca de 35 pessoas inscritas entre conselheiros e membros de movimentos sociais. A formação foi aberta também a essas lideranças para que possam entender como funciona o conselho e, posteriormente, possam também fazer parte dele.

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário