(49) 9 9827.3230

Corpo de Bombeiros alerta para o risco de acidentes domésticos com aparelhos para espantar o frio

22 de junho de 2017 - 09:35 / Bombeiros Clima Comunidade Xanxerê | Comentários
Corpo de Bombeiros alerta para o risco de acidentes domésticos com aparelhos para espantar o frio (Foto: Divulgação)

Com a chegada do inverno nesta quarta-feira, 21, fogões a lenha, aquecedores e lareiras são algumas das opções para enfrentar as baixas temperaturas. O Corpo de Bombeiros Militar alerta que o uso desses equipamentos exige cuidados para evitar acidentes e incêndios em residências.

De acordo com o major Walter Parizotto, existe uma incidência alta de incêndios, principalmente nas comunidades do interior do estado, onde é mais comum o uso de fogão a lenha em casas com assoalho de madeira. “Essa combinação exige mais cuidado. É preciso ter abaixo do fogão uma proteção metálica que possa amparar possíveis quedas de brasas”, explica.

O contato das brasas com materiais de fácil combustão também é uma preocupação para quem tem lareira em casa. “É preciso tomar cuidado na área próxima e ter um anteparo de metal que proteja este local”.

Também não é aconselhável deixar tapetes e almofadas muito próximos da lareira. O ideal é sempre apagar completamente as chamas antes de se retirar do ambiente.

Em casas de madeira ou mais antigas o cuidado deve ser maior, o indicado é conferir toda fiação elétrica antes de instalar qualquer aparelho.

“Se for casa de madeira é necessário que os cuidados sejam maiores, no caso de ter o fogão a lenha deve colocar uma parte de metal embaixo, para evitar que as brasas tenham contato com o assoalho. A fiação elétrica deve ser conferida para evitar surpresas indesejadas”, diz Major.

O major Walter Parizotto lembra ainda que os pais precisam ter cuidados redobrados com animais e com crianças dentro de casa. “Crianças sozinhas costumam sofrer acidentes com fogo, então é importante que elas estejam sempre acompanhadas e longe de fogões, lareiras e aquecedores”, destaca.

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário