(49) 9 9827.3230

Criação de um Centro de Eventos é discutido na Câmara de Vereadores de Xanxerê  

2 de fevereiro de 2017 - 08:12 / Comunidade Cultura Variedades Xanxerê | Comentários
Criação de um Centro de Eventos é discutido na Câmara de Vereadores de Xanxerê   Sugestão é criação de um Centro de Eventos a exemplo do que tem em Chapecó (Foto: ASCOM Chapecó)

 

Falar em Cultura em Xanxerê é falar em desafios. Isso porque ao longo dos 63 anos do município, os agentes que fomentaram a cultura no município tiveram muitas dificuldades para manter o sonho vivo. Um exemplo clássico disso é o grupo de teatro Excelsior que passou muito tempo ‘pulando’ de sala em sala por não ter um lugar especifico para realizar suas atividades. Sem contar artistas plásticos e outros tantos que não encontram em Xanxerê, um local público, adequado para realizar seus eventos.

Ciente deste problema o vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB) decidiu apresentar uma indicação na Câmara de Vereadores de Xanxerê, sugerindo ao Poder Executivo Municipal promover via parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, a criação de um Centro de Eventos no município, nos moldes do adotado em Joinville, Concórdia e Chapecó.

O vereador justifica que o direito a cultura é um direito previsto na constituição, “considerando que o nosso município não tem nenhum espaço destinado a apresentação artísticas que seja público, a criação de um centro de eventos seria importante para a comunidade artística do município, em especial aos grupos de teatro, corais, cantigas, rodas de violas, dança e demais expressões artísticas do município que teriam um espaço adequado para eventos”, declarou o vereador.

Wilson Martins destaca também que a criação desse espaço público disponibilizará locais para ensaios e apresentações artísticas, bem como, a possibilidade de que o município entre no circuito de apresentações artísticas com local público adequado.

“Além da possibilidade de apresentações como balé, teatros e apresentações de corais, o espaço construído poderá absorver parte das secretarias no espaço construído evitando o gasto com o aluguel de prédios”, exemplificou o vereador.

Outro ponto que o vereador acha importante frisar é que a criação de um espaço deste contexto, no município, poderá desenvolver o turismo e assim buscar com eventos específicos uma maior arrecadação no setor hoteleiro, bares e comércio, postos de combustível e comércio em geral. “São inúmeros fatores que abonam a criação de um espaço desta natureza em Xanxerê. Nós temos o Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi que pode ser utilizado para este fim, já que o espaço, em grande parte do ano, não é utilizado para nada”, finalizou o vereador Wilson Martins dos Santos.

A indicação do vereador vai à votação ainda no mês de fevereiro e se aprovada será encaminhado a sugestão ao Governo do Estado, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, a Alesc e também ao Prefeito Municipal. (ASCOM)

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário