Cuidado para não engordar no inverno. Confira dicas!

4 de junho de 2018 11:06 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cuidado para não engordar no inverno. Confira dicas! (Foto: Divulgação)

Com a chegada das temperaturas mais baixas, a procura por alimentos mais quentes e muitas vezes mais calóricos aumenta. Sopas e chás se tornam uma boa opção para quem quer se manter aquecido nos dias frios. Além disso, o frio também pode desencadear doenças, principalmente respiratórias, que podem ser evitadas com uma alimentação balanceada.

O LANCENOTICIAS.com.br conversou com o setor de nutrição do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê que é formado pelas nutricionistas Larissa Desanti, Clarissa Sartori, Suellienn Centenaro e Eriane Marafon para explicar e esclarecer dúvidas sobe como se manter aquecido e se alimentar de forma saudável.

Durante o inverno a vitamina C é uma boa aliada para aumentar a imunidade do corpo e ajudar a evitar ou tratar doenças respiratórias, principalmente.

“Para a imunidade a vitamina C é muito importante e ela se encontra principalmente nas frutas cítricas como a laranja, limão, mamão, acerola que são as frutas mais ricas em vitamina C e ajudam bastante na imunidade. Além disso, outros alimentos como o gengibre, canela, alho, própolis também ajudam na imunidade”, explica Suellienn.

As nutricionistas explicam que é importante manter uma alimentação balanceada durante o inverno com a inclusão de frutas e verduras. Isso porque durante o inverno o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Por conta disso, segundo Clarissa, é normal as pessoas sentirem mais fome. Mas, é preciso manter a atenção, pois muitas pessoas diminuem a quantia de exercícios físicos nos dias mais frios, então nem toda a caloria ingerida nos alimentos é gasta e pode ficar acumulada.

“Para não engordar durante essa estação é importante não exagerar, pois a alimentação no inverno geralmente é mais calórica. Se faz uma sopa, por exemplo, muitas vezes vem acompanhada de um pão, o que torna o prato mais calórico. E também no inverno as pessoas fazem menos exercício físico. São vários fatores que favorecem o aumento de peso”, destaca Suellienn.

Além disso, é importante não deixar de consumir frutas e verduras. As nutricionistas lembram ainda que, mesmo com o aumento do consumo de chás e bebidas quentes durante os dias mais frios, não se pode deixar de tomar água, pois ela não é substituída pelo chá, por exemplo. Clarissa lembra ainda que é importante variar os chás, pois ingerir o mesmo chá por vários dias seguidos pode causar uma intoxicação.


Por: Alessandra Oliveira

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