Cultura segue realizando captação de recursos para revitalização do Museu do Milho

8 de agosto de 2018 19:02 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cultura segue realizando captação de recursos para revitalização do Museu do Milho (Foto: Divulgação)

Ainda no mês de maio o Departamento de Cultura de Xanxerê recebeu a notícia de que o Museu do Milho receberá um recurso na ordem de cerca de R$ 200 mil para revitalização e desenvolvimento de atividades.

O recurso foi liberado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. A liberação do recurso foi possível através de um projeto desenvolvido voluntariamente pela empresa Catavento, uma organização social de cultura vinculada ao governo do estado de São Paulo.

O Departamento de Cultura agora realiza a fase de captação de recursos, juntamente com as empresas do município. Conforme Diego Gonçalves, coordenador do departamento, essa fase está sendo mais trabalhosa, pois as empresas não tem o costume de destinar os recursos para a cultura.

O departamento tem um prazo de dois anos para realizar a captação de recursos e desenvolver as reformas e atividades no Museu do Milho.

“Estamos ainda atrás da captação de recursos, que é o segundo passo e estamos visitando as empresas. É difícil, algumas empresas não entendem ainda, estamos até pensando em fazer um movimento dos contadores para o entendimento deles em relação a isso, que eles não vão pagar mais, só não vai ir todo o valor para o governo, vai vir uma parcela para o projeto. É um trabalho mais cultural, no sentido das pessoas entenderem como funciona”, comenta.

Com o valor o espaço físico do museu passará por uma revitalização. Além disso, um museólogo será trazido para Xanxerê para organizar o local e também auxiliar no museu itinerante que será montado para que o Museu do Milho possa circular pela região e receber mais visibilidade.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais