(49) 9 9989.9002
(49) 3433.3173

Curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros inicia na próxima semana

13 de março de 2018 - 15:06 / Bombeiros Xanxerê | Comentários
Curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros inicia na próxima semana (Foto: CBMSC)

 

Na próxima segunda-feira (19) inicia em Xanxerê curso de formação de soldados promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Essa é a primeira vez que o 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê sedia essa capacitação, visto que ela geralmente acontece na capital do Estado. Nesse ano, por conta do número de soldados, o curso foi descentralizado também para cidades do interior do estado.

Serão 30 alunos oriundos de todo o estado de Santa Catarina e também de outros estados do país que passarão nove meses na cidade recebendo aulas e treinamentos. Dentre esse grupo de alunos há apenas duas mulheres. Em todo o estado mais de 300 soldados irão participar do curso.

Segundo o comandante do 14º Batalhão, Major Walter Parizotto, há uma expectativa de que o 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros receba pelo menos mais 20 soldados até o final do ano. A expectativa é de que com o curso de formação que irá acontecer aqui a partir desse mês, boa parte dos novos militares fiquem para atuar na região, ajudando a diminuir o problema de falta de efetivo enfrentado pela corporação.

“Hoje está bem difícil termos de vivenciar isso. Com o curso aqui, temos a expectativa de que fiquem pelo menos alguns dos bombeiros formados por esse curso, por conhecerem a realidade daqui e também porque muitos bombeiros não optam por iniciar a carreira no litoral e por isso temos a expectativa de que fiquem” conclui.

Conforme o coordenador do curso no município, Tenente Alan Delei Cielusinsky, após participarem de uma capacitação em Florianópolis ele e os dois monitores daqui trabalham durante essa semana para acertar os últimos detalhes para receber os alunos.

“Semana passada eu como coordenador e os dois sargentos que vão ser monitores do curso estivemos no centro de ensino em Florianópolis onde todos os oficiais e sargentos que serão monitores no estado estiveram para um nivelamento, porque vamos estar formando bombeiros nos batalhões, mas na mesma ótica do centro de ensino, por isso aconteceu essa capacitação”, comenta.

O curso inicia em março e a formatura deve acontecer no mês de novembro. Segundo o tenente, informações extra oficiais dão conta de que os alunos já estão na cidade para se instalar antes do início do curso. Depois de formados todos os alunos seguem uma classificação final do curso e é essa classificação que irá definir a distribuição de vagas.

Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário