(49) 9 9827.3230

Da descoberta ao dia a dia: xanxerense desenvolve blog para compartilhar rotina com escoliose

6 de junho de 2017 - 11:34 / Comunidade Lance Notícias Saúde Variedades Xanxerê | Comentários
Da descoberta ao dia a dia: xanxerense desenvolve blog para compartilhar rotina com escoliose Junho é mês da conscientização da escoliose. (Foto: Blog Teresalodi.com)

Junho é o mês da conscientização da escoliose, que é uma deformidade na coluna vertebral, fazendo com que a coluna possua uma curvatura, variando nos tipos de escoliose congênita, neuromuscular e idiopática.
A estudante xanxerense Teresa Vicini Lodi, que há cinco anos convive com a escoliose, deu início a um projeto na rede social Facebook, para que as pessoas troquem suas fotos com o intuito de divulgar a conscientização ao problema.

“Eu achei interessante fazer essa campanha para as pessoas saberem que junho é o mês da conscientização da escoliose, o que eu procuro fazer não só conscientizar, mas também, procurar uma aceitação das pessoas que tem, para que elas não se sintam diferentes e nem tristes por terem a escoliose e para que possam aprender com ela”, finaliza Teresa.

Além da campanha no facebook, Teresa tem outros projetos voltados para a área como a sua participação na criação de uma lei municipal que exige que Xanxerê trabalhe o tema em sala de aula, e, o seu blog, onde compartilha sua rotina.

Projeto de lei cria programa de detecção da escoliose em Xanxerê

Um projeto de autoria do vereador Adenilso Biasus (PMDB), aprovado pela Câmara de Vereadores ainda em 2015, obriga o município a criar o programa de detecção precoce de escoliose nos alunos da rede municipal de ensino. Um problema que afeta uma grande parcela da população e que pode ser sanado se a avaliação médica for precoce, requisito indispensável para que o tratamento seja eficaz.

O que é escoliose?
A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose. A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é normal nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas.

A escoliose é uma curva sempre anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa “de lado”.

O problema é muito mais frequente em meninas, caso da garota que procurou o vereador para elaboração do projeto. Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento. O projeto foi aprovado de forma unânime pelos vereadores e agora segue para que o executivo sancione a lei.

Blog Teresa Lodi
Há cerca de um ano, a estudante também possuí um blog, compartilhando mais sobre as suas experiências com a escoliose, além de dicas de moda, arte, comida e beleza. Nele é possível conhecer um pouco sobre a rotina da jovem, os tratamentos enfrentados, como ela descobriu a doença e dicas para quem enfrenta o mesmo desafio.

Confira o blog da Teresa AQUI.

 

Arte: Bianca Vicini Bonotto.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário