(49) 9 9827.3230

Defesa Civil alerta para risco de altos volumes de chuva no Estado

6 de junho de 2017 - 09:37 / Clima Comunidade Previsão do tempo Xanxerê | Comentários
Defesa Civil alerta para risco de altos volumes de chuva no Estado (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A Defesa Civil alerta para alto volume de chuva entre esta terça (06) e sexta-feira (09). A instabilidade já iniciou às 8h30 desta terça-feira (06) e se estende até às 06h de sexta-feira (09). Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Inundações, Enxurradas, Deslizamentos de terra. A Defesa Civil pede para que se acompanhe os boletins divulgados.

Previsão: condição de chuva frequente nos próximos dias, resultando em volume elevado.

Acumulados de chuva previstos:  * Terça-feira: 10 a 30 mm em média no Estado e pontuais em torno de 40 mm no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

*Quarta-feira: 10 a 30 mm em média no Estado.

*Quinta-feira: chuva mais intensa, com valores de 40 a 60 mm em média e pontuais em torno de 100 mm, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas outras regiões, média de 30 a 40 mm.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e uma nova frente fria avançando na quinta-feira.

No decorrer da sexta-feira (09/06) o sol volta a aparecer no Estado com declínio acentuado de temperatura, devido a chegada de uma intensa massa de ar frio.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário