(49) 9 9827.3230

Departamento de Turismo busca inserir Xanxerê no Mapa Brasileiro de Turismo

28 de junho de 2017 - 13:12 / Comunidade Cultura Xanxerê | Comentários
Departamento de Turismo busca inserir Xanxerê no Mapa Brasileiro de Turismo (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

A Prefeitura de Xanxerê estrutura o Departamento de Turismo no município. Para isso, busca participação no Programa de Regionalização do Turismo e a inserção no Processo de Atualização do Mapa Brasileiro. Os documentos de Xanxerê já foram encaminhados a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e, posteriormente, enviado ao Ministério do Turismo para que Xanxerê possa então pleitear diversos recursos.

A articuladora do Programa de Regionalização em Xanxerê, Elisiane Silveira, explica a importância de o município encaminhar a documentação para análise. “Esperamos que este ano o município passe a fazer parte do mapa Brasileiro de Turismo, pois é muito importante estarmos em dia com as nossas obrigações técnicas junto ao Estado e Federação para que estejamos qualificados a participar dos editais do Ministério do Turismo e SOL (Secretaria de Turismo do Estado) que surgem durante o ano e assim pleitear recursos para o nosso município”, diz.

Para que os processos sejam encaminhados, o prefeito Avelino Menegolla assinou o termo de compromisso para que Xanxerê esteja na rota de turismo da região grande Oeste. “O turismo não trabalha isolado, somos uma cadeia que envolve desde os comerciários, empresários, agências de viagens, hotéis, bares, restaurantes, o produtor rural, a cultura e principalmente os moradores locais”, comenta Elisiane, acrescentando que os prefeitos entendam a função do turismo. “Os resultados da adesão dos novos municípios indicam o reconhecimento da política de regionalização como uma estratégia de sucesso”, finaliza Elisiane.

Na semana que passou, a articuladora do Programa de Regionalização do Turismo em Xanxerê participou de uma reunião do Conselho de Turismo do Oeste (Conturoeste), em Chapecó. O secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, esteve presente quando recebeu algumas solicitações e mapeamentos. “O Departamento de Turismo já está mapeando áreas rurais, visionando novos projetos, além de uma rota integrada com a região Grande Oeste. Em breve, teremos muito a mostrar para os munícipes e esperamos através de eventos de turismo poder ajudar nossa cidade a desenvolver-se ainda mais”, acredita.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xanxerê

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário