(49) 9 9827.3230

Depois de retornar a Xanxerê, 18 presos são transferidos para Chapecó

30 de junho de 2016 - 12:42 / Comunidade Polícia Xanxerê | Comentários
Depois de retornar a Xanxerê, 18 presos são transferidos para Chapecó (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

O Departamento de Administração Prisional (Deap) transferiu nesta quarta-feira (29) 18 presos do Presídio Regional de Xanxerê para a Penintenciária Industrial de Chapecó. Esses mesmos internos já haviam sido transferidos na última quarta-feira (22) de Xanxerê para Chapecó, mas tiveram que voltar na quinta-feira (23) para Xanxerê por decisão judicial.

Conforme a RBS TV, na terça-feira (28) o juíz autorizou um pedido feito para nova transferência dos detentos. Na manhã desta quarta, toda a estrutura foi montada para transferir os 18 apenados novamente. O Deap informou que a tranferência foi finalizada na tarde desta quarta.

A transferência na última quarta havia sido um acordo entre os diretores do Presídio Regional de Xanxerê e da Penintenciária Industrial de Chapecó. Entretanto, os detentos tiveram que retornar pela interdição em Chapecó, que não tinha autorização para receber os detentos.

Ambas determinações, de retorno e permanência, foram expedidas pelo juiz corregedor da 3ª Vara Criminal de Chapecó Gustavo Marchiori. O G1 tentou contato com a 3ª Vara para saber o teor da mudança da decisão, sem retorno até a publicação desta reportagem.

Determinação judicial

Desde março, há uma determinação que proíbe a entrada de presos no complexo penitenciário de Chapecó sem uma ordem do juiz. Em abril, a Penitenciária Industrial foi parcialmente interditada. Na época, a Penitenciária Agrícola do município estava superlotada. Ela tinha cerca de 700 detentos no regime fechado, mas a capacidade máxima era de 378. Com a inauguração da Penitenciária Industrial, em março deste ano, 599 vagas foram abertas. Porém, elas serviram, basicamente, para resolver os problemas internos. (Fonte: G1 SC)

 

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário