Promoção dia dos Pais

Descarte incorreto de lixo e vandalismo no cemitério preocupam a comunidade

9 de julho de 2018 14:10 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Descarte incorreto de lixo e vandalismo no cemitério preocupam a comunidade (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Atos de vandalismo e descarte incorreto de lixo são casos que acontecem frequentemente no cemitério de Xanxerê. O LANCENOTICIAS.com.br recebeu uma denúncia sobre um túmulo que estaria quebrado e com os restos mortais espalhados.

Conforme o secretário municipal de agricultura, Edson Zape, o Timão, há um servidor da prefeitura que fica no cemitério todas as manhãs e há um vigilante que fica no local durante a noite e nos fins de semana. Ademais, quanto a questões de vandalismo e túmulos quebrados Edson destaca que a prefeitura não pode tomar medidas mais efetivas.

“Quando alguém ver ou souber de algum ato de vandalismo pode entrar em contato com a prefeitura, mas quanto a túmulos quebrados, tem vários casos lá no cemitério. Nós notificamos as famílias quanto a isso, mas tem túmulos que não podemos mexer, pois se tirarmos os ossos, não tem onde colocar”, coloca.

A prefeitura busca recursos para a construção de um ossário, pois o cemitério municipal não dispõe mais de terrenos para venda e há túmulos abandonados.

Além disso, o descarte incorreto de lixo tanto dentro como nos arredores do cemitério continua preocupando a administração. Conforme Edson, a prefeitura realiza a limpeza mensal dentro e fora do cemitério, além do esvaziamento do contêiner colocado lá para recolher o lixo.

“Continuamos com a fiscalização, mas não estamos conseguindo banir, as pessoas continuam jogando lixo tanto dentro do cemitério como também fora, o pessoal joga o lixo do lado do contêiner ao invés de colocar dentro”, comenta.

Segundo ele, a administração busca recursos para a instalação de câmeras de monitoramento no cemitério com o intuito de coibir atos de vandalismo e o descarte incorreto de lixo.

“Agora estamos buscando orçamento para a instalação de câmeras de videomonitoramento no cemitério, para inibir vandalismo e o descarte incorreto de lixo, mas estamos em fase de orçamento, ai tem essa fase, tem que ver se vai ser aprovado, ai vai para licitação e só depois instalação, então ainda vai demorar”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais