(49) 9 9827.3230

Dia do orgulho LGBT é comemorado nessa quarta-feira (28)

28 de junho de 2017 - 11:01 / Comunidade Evento Xanxerê | Comentários
Dia do orgulho LGBT é comemorado nessa quarta-feira (28) (Foto: Divulgação/Una Chapecó)

Nesta quarta-feira (28), é comemorado o Dia do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), a  data é celebrada mundialmente para lembrar a passagem das lutas e desafios que o grupo enfrenta para conquistar os seus direitos.

Segundo Mario Harres, presidente da UNA LGBT de Xanxerê, o mês de junho representa uma passagem muito importante para o movimento, foi quando o homossexualismo deixou de ser doença.

“O mês representa o fim da expressão homossexualismo, porque tudo que termina em “ismo” diz respeito à doença, pragas, coisas ruins, passando então a ser usada a expressão homossexualidade”.

Mario ressalta ainda que em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT, é muito importante lembrar que a sigla era usada de forma diferente antigamente, onde presava pelos interesses de terceiros e não condizia com o que o grupo buscava.

“Anos atrás falavam em orgulho gay e era usado a sigla GlS (gays, lésbicas e simpatizantes), essa sigla não representava a gente, ela foi criada pelo mercado para poder vender produtos relacionados ao grupo. A sigla então foi mudada pela militância de cunho político, criada para emancipação da população, sendo então usado o GLBT.  Mas a dez anos atrás ela novamente é alterada para LGBT, com o intuito de dar visibilidade para as mulheres que sempre são silenciadas e colocadas em segundo plano, então colocamos o L na frente”, explica .

A UNA LGBT de Xanxerê organiza para o dia 15 de julho uma reunião ampliada como forma de curso e formação para debater os temas do orgulho LGBT.

Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário