(49) 9 9827.3230

Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado nesta quinta-feira (17)

17 de agosto de 2017 - 11:28 / Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado nesta quinta-feira (17) Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado nesta quinta-feira (17). (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Estadual da Mulher Empresária. A data comemorativa nasceu com o projeto de lei da deputada Simone Schramm. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), dos 23 milhões de empreendedores em estágio inicial no Brasil, 49% são homens e 51% são mulheres.

Dalcia Soares Calegarri, empresária do setor farmacêutico de Xanxerê, vê a data como uma superação, já que as mulheres estão sempre em busca de seus direitos. Ela fez uma avaliação do ano de 2017 e disse que como mulher, buscou fazer o que é correto.

“Nesse ano, como empresária, eu tive um desafio no comércio. Mas foi muito bom, consegui um horário diferenciado, além de outras conquistas. Mas está sendo muito bom. E como mulher superei isso buscando o que é correto e em busca de meus direitos”, diz.

Renata Gallas da Costa Zorzo, empresária do ramo de vestuário há mais de 8 anos, de Xanxerê, destaca que nesse ano, seu maior desafio foi enfrentar a crise.

“A minha maior dificuldade é passar pela crise que o país está vivendo. Mas creio que essa é a época de se reinventar, de buscar atrair o cliente por outros meios. Nós mulheres temos mais visão, então temos mais facilidade com essas situações”, destaca.

O número de mulheres empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae.

Ceme

O Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) é o braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).  Formado pelos Núcleos das Mulheres Empresárias de todo o estado, o Ceme reúne hoje 51 núcleos que movimentam cerca de 900 mulheres empreendedoras.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário