Educadores participam de capacitação sobre empreendedorismo

4 de junho de 2018 09:48 | Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Educadores participam de capacitação sobre empreendedorismo (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Como forma de levar o assunto empreendedorismo para a sala de aula e torna-lo conhecido de crianças e adolescentes, professores, educadores, assistentes sociais e profissionais ligados e educação de Xanxerê participam durante três dias de uma capacitação oferecida pelo Sebrae. A oficina faz parte do Projeto Cidade Empreendedora, uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae.

Essa capacitação faz parte também do programa Crescendo e Aprendendo, que desenvolve ações também em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. O programa tem o objetivo de provocar uma discussão sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. São 30 profissionais ligados a educação e assistência social que participam da oficina.

“A parceria que o Sebrae tem com a prefeitura de Xanxerê, além das capacitações e a sala do empreendedor prevê também o repasse de uma metodologia indicada para jovens. Vamos repassar a eles metodologias de empreendedorismo que o Sebrae tem há mais de 30 anos. O objetivo é fazer com que no ambiente escolar as noções de empreendedorismo possam ser trabalhadas em qualquer idade, envolvendo alunos, pais, comunidade e a escola”, explica o agente de articulação da agência do Sebrae de Xanxerê, Arildo Jacóbus.

Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Olci Leonardo, esses conhecimentos adquiridos na capacitação posteriormente serão repassados ao público atendido pela secretaria. “É um momento bem importante porque é uma capacitação de pessoas que depois vão passar esse conhecimento para o público de assistência social, que são as pessoas menos favorecidas pela sociedade. É um trabalho que vem para contribuir com a nossa sociedade. Depois disso vamos sentar e discutir para decidir como vamos trabalhar isso depois em conjunto com as outras secretarias que participam desse curso também”, comenta.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, essa é uma oportunidade para que os jovens possam pensar em abrir seu próprio negócio e garantir um futuro melhor.

“Dentro da programação do Cidade Empreendedora, esses cursos e capacitações fazem parte do processo da evolução desse programa. Esse é mais voltado para a área social, capacitar nossos funcionários para desenvolverem trabalhos e ações para fomentar a questão do empreendedorismo com os jovens. Isso é muito importante dentro do social e da educação, porque entendemos que com toda nossa juventude, se uma fatia dela forem empreendedores vai abrir mercado, empregos e tem muita gente com capacidade, então é importante segurarmos esses jovens em Xanxerê, mas se eles não tiverem essas oportunidades ou eles mesmo criarem, não teremos no futuro uma cidade crescendo como cresce hoje”, destaca.

Durante a capacitação serão trazidas experiência de outros municípios como forma de buscar uma evolução dentro dessa área em Xanxerê, apresentando aos jovens noções de empreendedorismo como forma de estimulá-los a serem empreendedores no futuro.

Os educadores estão percebendo a atenção e o interesse de disseminar as noções de empreendedorismo no ambiente escolar.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais