Promoção dia dos Pais

Empresa dos EUA é escolhida para fabricar radar meteorológico do Oeste

17 de novembro de 2016 14:00 | Clima , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Empresa dos EUA é escolhida para fabricar radar meteorológico do Oeste O Radar em Chapecó deverá cobrir todo o Oeste (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil estadual informou nesta quarta-feira (16) que a empresa que vai fabricar o radar meteorológico do Sul de Santa Catarina é a norte-americana enterprise Eletronics Corporation (EEC). O equipamento custará R$ 3.401.222,00. Segundo o órgão, o valor é 30% menos do que o preço máximo estipulado na licitação.

Os recursos serão do programa Pacto por Santa Catarina, com financiamento do Banco do Brasil, informou a Defesa Civil.

O radar deverá cobrir 52 municípios da região, além de poder ser transportado para qualquer parte do estado, informou a Defesa Civil. O aparelho banda x, com dupla polarização, poderá ser transportado para qualquer Região do Estado, caso haja necessidade. O equipamento terá cobertura de 52 municípios.

Radares de Lontras e Chapecó
Com esse e mais outros dois equipamentos, o estado terá 100% de cobertura por radares meteorológicos. Atualmente, está em operação o de Lontras, no Vale do Itajaí, que tem a maior cobertura. De acordo com a Defesa Civil, ele alcança 78,41% do território catarinense, o que corresponde a 192 municípios ou 74. 546, 87 km². Ele é usado para a emissão de alertas.

Em outubro, foi assinada a ordem de serviço para a construção da torre onde vai ficar o segundo radar meteorológico do estado, em Chapecó, no Oeste. Ele terá cobertura de 42,74% do território catarinense, o que corresponde a 78 municípios ou 40.641, 5 km². O equipamento está em fabricação na Alemanha. A Defesa Civil informou que ele estará em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2017.

Com informações G1

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais