(49) 9 9827.3230

Encontro dos Conselhos Municipais de Educação de SC acontece em Xanxerê

19 de outubro de 2017 - 13:36 / Comunidade Educação Xanxerê | Comentários
Encontro dos Conselhos Municipais de Educação de SC acontece em Xanxerê Foto: Rafael Marció

A Coordenação Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina realiza nos dias 19 e 20 de outubro o Encontro Estadual dos Conselhos Municipais.

O evento que acontece no anfiteatro da Unoesc tem o objetivo de promover a cooperação e a interação entre os Conselhos Municipais de Educação do Estado, oportunizar a discussão sobre a educação e os desafios que se encontram no cenário atual dos municípios, capacitar conselheiros municipais de educação, além de promover a discussão sobre os desafios enfrentados pelos municípios em relação à educação e as políticas públicas.

O credenciamento inicia às 17h da quinta-feira, 19, e a abertura oficial está marcada para as 19h, com mesa redonda referente à temática “A Gestão Democrática e o Fortalecimento dos Conselhos de Educação”. Já na sexta-feira, 20, a programação inicia às 8h e segue até às 17h com os temas: Planos de Educação, monitoramento e avaliação, os Planos de Educação e os Grandes Desafios da Educação Básica e Implementação dos Fóruns Municipais de Educação.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Educação de Xanxerê, Cláudio Orso, o Conselho é um colegiado responsável por ações junto à sociedade que garantam o bom andamento das políticas públicas educacionais, observando os direitos básicos do indivíduo de acesso e permanência na escola, que são garantidos em lei.

“É importante manter em pauta o debate sobre o processo de democratização da gestão da educacional pública, enfatizando a necessidade da existência de um coletivo que promova e organize espaços de participação e discussão das políticas públicas voltadas para a educação. Portanto, sendo o Conselho Municipal de Educação um órgão representativo da comunidade, deve assegurar participação social no planejamento e gestão democrática da educação e a promoção de espaços de formação e capacitação para as atividades que desenvolvem enquanto membros do conselho”, explica Cláudio Orso.

O evento é direcionado para os Conselheiros Municipais de Educação e profissionais da área.  A expectativa é de reunir cerca de 500 pessoas nos dois dias de evento.

Assessoria ADR de Xanxerê

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário