Promoção dia dos Pais

Epagri Ciram alerta para outubro com temperaturas abaixo da média

9 de outubro de 2016 08:03 | Clima , Comunidade , Previsão do tempo Compartilhar no Whatsapp
Epagri Ciram alerta para outubro com temperaturas abaixo da média Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Apesar de ser primavera, as temperaturas não ficam tão altas neste domingo (9) em Xanxerê. Os termômetros marcam entre 7°C e 20°C. O sol deve predominar, mas no decorrer do dia aumenta a nebulosidade, todavia, não há previsão de chuva.

De acordo com a Epagri Ciram o mês de outubro terá temperaturas mais amenas, a previsão é de chuva também é abaixo da média em SC, com períodos de estiagem no trimestre outubro/novembro/dezembro. Desses meses, outubro é o mês mais provável de ter chuva frequente com valores próximos a média climatológica.

Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Estado, com valores médios esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de140 a 200 mm.

Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.

Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200mm no Estado.

Outra caraterística do trimestre é a formação de nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura
A previsão é de temperatura próxima à média climática em SC. Em outubro a temperatura segue ligeiramente abaixo do normal, especialmente do Planalto e Litoral, por influência de massas de ar frio que chegam ao Sul do Brasil, e é possível à ocorrência de geada fraca, sobretudo no Planalto Sul. Ainda neste mês, a atuação de massas de ar seco favorece dias com maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, temperatura mais baixa no início do dia e elevada à tarde. A partir de novembro a temperatura se elevada com a aproximação do verão.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais