Escola Prof. Salustiano Antônio Cabreira completa 70 anos de história

5 de junho de 2018 13:25 | Educação Compartilhar no Whatsapp
Escola Prof. Salustiano Antônio Cabreira completa 70 anos de história Comemoração dos 70 anos da Escola Salustiano Cabreira.

 

A Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antônio Cabreira, de Faxinal dos Guedes, celebrou em maio seus 70 anos. Foi realizada uma cerimônia de homenagens com a presença de ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários, ex-alunos e todos os colaboradores atuais.  O evento ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Cezar Avelino Bragagnolo.

 

História da escola

A unidade de ensino surgiu na Vila de Faxinal dos Guedes, na época pertencente a Chapecó. Em 1949 passou a ser chamada Escolas Reunidas, na direção das Irmãs Catequistas e foi construída em um terreno doado, às margens da BR-282, pelo prefeito da época seu Ventura Migliorini.

A escola precisou ser realocada para outro terreno, dessa vez doado pela família Zavaski em 1964, onde encontra-se localizada até hoje. Dois anos após, a comunidade sentiu a necessidade de qualificação na formação, foi então que se criou o Ginásio Normal Deputado Egídio Lunardi, sendo mais tarde chamado Colégio Estadual Prof. Salustiano Antônio Cabreira, com habilitação para magistério.

Em 2000, o colégio passou a ser intitulado escola, atendendo ensino fundamental e médio. Em 2010, foi reaberto o curso do magistério (habilitação em educação infantil e séries iniciais). Em 2012, por intermédio do Governo de SC e do município, a escola passou atender alunos do ensino fundamental séries iniciais.

 

Ensino oferecido

A Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antônio Cabreira oferece atende alunos no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. São oferecidos atendimentos pedagógicos e orientação aos alunos, aos pais e aos professores. A escola conta também com o atendimento do SAEDE Misto (AEE), além de uma biblioteca ativa desde 1949. O ensino é distribuído em três turnos e tem atualmente cerca de 500 alunos.

 

Por que a escola tem este nome?

Salustiano Antônio Cabreira nasceu em Lagoa dos Esteves, no município de Içara, Sul de Santa Catarina, no dia 8 de junho de 1877. Foi autodidata, preparando-se assim para o ingresso no Magistério Público Estadual. Prestou exames na capital do Estado onde conseguiu ingressar na carreira de professor público estadual.

Salustiano iniciou sua carreira no ano de 1903. Durante o exercício do magistério, destacou-se pelo grande zelo aos seus alunos e pelo amor à profissão. Foi destaque nas ciências e matemática. Tendo como reconhecimento e homenagem designando o seu nome da Escola que completa 70 anos.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais