Esfriou? Confira dicas para evitar acidentes com fogão a lenha e aquecedores

8 de junho de 2018 11:15 | Bombeiros , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Esfriou? Confira dicas para evitar acidentes com fogão a lenha e aquecedores (Foto: Divulgação)

Com a chegada do frio mais intenso, as pessoas tendem a buscar alternativas para se manterem aquecidas, principalmente dentro de casa. Os grandes protagonistas do inverno são, geralmente, o fogão a lenha e o aquecedor elétrico que são usados para manter a casa quente.

Ademais, o uso desses equipamentos requer cuidados, pois eles podem causar acidentes como incêndios em uma residência. No caso do fogão a lenha, por exemplo, o comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Major Walter Parizotto enfatiza que é preciso tomar pequenos cuidados para que ele não possa causar um grande acidente.

“No inverno costumamos registrar um número maior de incêndios originados no fogão a lenha e para evitar isso se deve tomar alguns cuidados. Sempre embaixo da porta do fogão, principalmente em casas de madeira é fundamental que se tenha uma chapa metálica, porque pode cair uma brasa. Além disso, as pessoas tem o hábito também de deixar roupas penduradas para secar ao redor do fogão, principalmente em dias chuvosos, e isso é uma causa muito comum de incêndios e que deve ser evitado. Deixar material inflamável perto do fogão é muito perigoso, pois uma faísca pode se projetar e causar um incêndio. Sempre lembrar também de manter a porta do fogão fechada é bem importante”, explica.

Casas de madeira exigem um cuidado redobrado com o fogão a lenha, pois podem ser consumidas rapidamente pelas chamas em caso de um incêndio. Além disso, é necessário manter uma manutenção do fogão, principalmente quanto a limpeza do cano. Segundo Parizotto, a corporação já registrou incêndios causados por sujeira no cano do fogão a lenha.

Quanto aos aquecedores e lençóis térmicos, por exemplo, é sempre muito importante verificar o manual de instrução e as recomendações do fabricante quanto ao uso do produto. Cada produto tem suas especificações que devem ser seguidas para aumentar sua vida útil e evitar acidentes. O major lembra ainda que é sempre importante testar esses equipamentos antes de usar, pois geralmente eles ficam guardados e podem apresentar alguma alteração.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais