Promoção dia dos Pais

Estudantes procuram cada vez mais por graduações EAD

A procura pelo ensino a distância já supera o ensino presencial

20 de junho de 2018 09:22 | Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Estudantes procuram cada vez mais por graduações EAD (Foto: Divulgação)

Com a facilidade do acesso à internet e o dia a dia corrido, a procura pelos cursos e graduações a distância têm crescido consideravelmente no país. A procura pela educação superior a distância têm crescido mais rápido que o ensino presencial. Conforme o Censo da Educação Superior de 2016, do Inep, enquanto o ensino presencial teve queda anual de 0,08% nas matrículas, o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%.

Dois fatores podem explicar isso, sendo um deles o custo, que geralmente é mais baixo do que dos cursos tradicionais e também a flexibilidade para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Conforme a diretora da Unicesumar, polo de Xanxerê, Angélica Coelho, o aumento da procura se deve também pelo fato da abertura de cada vez mais polos de educação a distância.

“Está tendo uma grande procura, porque diferentemente da palavra, a educação a distância aproxima o aluno do professor, porque hoje o aluno consegue ter professores de todo o Brasil, o que talvez em uma educação presencial ele não teria”, destaca.

Em qualquer lugar que o aluno tenha acesso a internet ele pode estudar e ter contato com profissionais e colegas de todo o país de forma online, o que causa uma aproximação entre aluno, professor e colegas.

Na Unicesumar, por exemplo, o aluno tem acesso a aulas ao vivo com o professor. Mas, caso não consiga acompanhar naquele momento, a aula fica disponível para ser acessada posteriormente. Além disso o aluno dispõe de material e livros de forma online e pode também tirar suas dúvidas com o professor.

No início da implantação das graduações EAD se tinha uma visão de que seria um ensino mais superficial do que o ensino presencial. Entretanto, Angélica destaca que uma graduação a distância exige mais comprometimento e disciplina do estudante.

“A graduação a distância não é fácil, precisa ter disciplina. A facilidade é que você pode estudar de onde você estiver desde que tenha acesso a internet. Consegue ter essa comodidade de estudar em casa tendo todo o material disponível online. É preciso estudar, ter disciplina, responsabilidade e dedicação para fazer um curso”, comenta.

Hoje a Unicesumar conta com mais de 80 cursos de pós graduação e mais de 40 de graduação e são mais de 200 alunos do polo de Xanxerê.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais