(49) 9 9827.3230

Expectativa é que sejam colhidos mais de 9 mil kg de mel em Xanxerê

11 de setembro de 2017 - 11:13 / Agricultura Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Expectativa é que sejam colhidos mais de 9 mil kg de mel em Xanxerê Foto: Divulgação

Além de muito saboroso, o mel pode ser a fonte de fortalecimento do sistema imunológico, e também, de energia. Santa Catarina está na posição de maior exportador de mel do Brasil, se mantendo em terceiro no ranking nacional de produtores.

Xanxerê também faz parte desta parcela que movimenta a economia, produzindo mais de 9.000kg por ano. No município, a Associação dos Produtores de Mel (APROMEX), foi fundada em março de 2015 e desde então vem realizando os cadastros dos produtores.

Contando com  aproximadamente 30 associados, o grupo no ano de 2016 colheu 9.000kg e a expectativa para este ano é grande, segundo o Nilton Cesar Vendruscolo, presidente da associação, “a produção do último ano foi muito boa, só a associação colheu mais de 9kg e a expetativa é que este ano a colheita seja muito boa também, se o tempo colaborar”, destaca.

Com a chegada da primavera, de agosto a janeiro, as abelhas começam a produzir mel e a safra será colhida a partir de dezembro, “agora começa a primavera, e se inicia a coleta do mel. A safra do mel será final de dezembro a final de janeiro. As abelhas vão começar a trabalhar, montar os enxames. Esta é a época que elas iniciam a produção do mel”, ressalta o presidente.

Ainda segundo Nilton, o clima é o ponto crucial para uma boa produção, “a quantidade que será colhido de mel depende muito da temperatura e do clima, se chover muito, a produção será menor, se o tempo colaborar a produção será boa. Mas temos a expectativa que será muito boa”, finaliza.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário