Promoção dia dos Pais

Falta do uso do cinto de segurança é a infração mais registrada no trânsito de Xanxerê

12 de julho de 2018 10:30 | Polícia , Trânsito , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Falta do uso do cinto de segurança é a infração mais registrada no trânsito de Xanxerê Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Um levantamento realizado pela Polícia Militar de Xanxerê apontou as infrações mais registradas no trânsito, no período de 1º de janeiro a 11 de julho de 2018. Nos dados é evidente que as infrações mais registradas são: condutor dirigir sem o uso do cinto de segurança e passageiro sem o item de segurança.

O mesmo levantamento solicitado pelo Lance Notícias em novembro de 2017 mostrou que no período de 1º de janeiro a 13 de novembro de 2017 a infração mais cometida é a mesma: não usar o cinto de segurança.

Confira os dados completos:

 

Neste ano já foram 1.124 condutores multados por dirigir sem cinto e 261 por deixar o passageiro andar sem o cinto. E estes motoristas estão sentindo no bolso. A ausência do cinto de segurança é infração grave, com perda de cinco pontos da carteira e o pagamento de multa de R$ 127,69.

 

Cinto de segurança pode salvar vidas

Usar o cinto de segurança no veículo evitaria uma alta porcentagem de mortes causadas por acidentes de trânsito. Esta é a afirmação do Detran, orientando quanto ao uso do dispositivo.

O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger sua vida e diminuir as consequências dos acidentes. Ele impede, em caso de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e para-brisas, ou que seja projetado para fora do carro. Os passageiros sentados no banco traseiro, sem os cintos de segurança, não somente se põem em perigo, como também colocam em perigo os passageiros dos bancos dianteiros. Numa colisão frontal eles também se moverão para a frente onde podem bater e ferir o motorista ou passageiro do banco dianteiro.

Estatísticas sobre acidentes mostram que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança, têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente. Por este motivo, a utilização dos cintos de segurança é exigida legalmente na maioria dos países.

8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h. Então não esqueça: Para um longo percurso rodoviário ou para percorrer apenas uma quadra dentro da cidade.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais