Promoção dia dos Pais

Feira de Empreendedorismo em escola de Xanxerê ganha prestígio e recorde de público

23 de novembro de 2016 14:39 | Comunidade , Evento , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Feira de Empreendedorismo em escola de Xanxerê ganha prestígio e recorde de público Pais, amigos e estudantes visitam a feira do JEPP no Sesc Xanxerê (Foto: Divulgação)

 

A Feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) chamou atenção das mais de 500 pessoas que visitaram o SESC Xanxerê, no último fim de semana. Desenvolvido por 110 estudantes do ensino fundamental, o evento contou com produtos e serviços de várias áreas da economia e projetos sociais fomentados com atividades interdisciplinares e de incentivo ao empreendedorismo.

A estudante da 4ª série, Sofia Chiamenti, estava entre os alunos responsáveis pela Locadora, que contava com livros, brinquedos, fantasias e revistas feitas pelos próprios estudantes, venda de rifas para pizza e de chapeuzinhos de couro, confeccionados por alunos da APAE. “Foi uma experiência muito legal porque aprendemos a administrar a locadora e também conhecemos mais sobre as etapas que envolvem o empreendedorismo”, relata.

O SESC é parceiro do SEBRAE e pioneiro no Estado, a aderir ao programa JEPP e disseminá-lo em todas as unidades SESC de SC. O currículo escolar ganhou com o projeto, trouxe inovação, criatividade, motivação, um conjunto de comportamentos e valores fundamentais, importantes para a vida dos estudantes, seguida da profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Desde a implantação em 2014, o Sesc já alcançou centenas de crianças com as ações do JEPP. A coordenadora pedagógica da unidade de Xanxerê, Marilande De Rocco, conta que é a terceira vez que o evento ocorre, sendo as crianças capacitadas e instigadas a trabalhar com o empreendedorismo.

“O JEPP é um sucesso! Com as atividades vemos o quanto os alunos estão empenhados na construção dos produtos que comercializaram. Nesta edição, contamos com quatro oficinas/ temáticas: O mundo das ervas aromáticas; Temperos Naturais; Brinquedos Ecológicos; e Locadora de Produtos. Tudo foi planejado nas aulas semanais e, percebemos o engajamento deles, pois não querem sequer faltar uma aula do JEPP. É um ensino para a vida”, ressalta Marilande. A coordenadora também destaca a importância do Sebrae/SC nas visitas e capacitação dos professores que, segundo ela, foram essenciais para otimizar e qualificar o ensino.

Com incentivo e auxílio na criação dos cartazes de divulgação, bonecas russas, mascotes da turma, espantalhos e outros artesanatos, a professora de artes Jéssica Dalla Corte afirma que os alunos se envolvem 100% nas atividades e acredita que o incentivo é ótimo para que eles aprendam a valorizar o próprio trabalho. “Com o JEPP os alunos têm aprendido sobre a valorização e administração financeira e também sobre trabalho em equipe, aplicável em empresas, por exemplo. Esse tem sido um trabalho extremamente motivador e desafiante”, assegura.

Mãe dos alunos Gabriel, do 1º ano, e Yasmin, do 2º ano, a empresária Jussiane Piasseski prestigiou a ação junto com sua família. “As aulas sobre empreendedorismo têm trazido resultados muito positivos e, além de despertar o interesse dos nossos filhos para os negócios, também envolvem toda a família. Além disso, é um conhecimento que eles aprendem e aplicam quando visitam nossas empresas querendo participar dos processos, cuidando, economizando e administrando”, explica.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que o JEPP no Sesc em Xanxerê retrata efetivamente a evolução e o grau de preocupação dos educadores com a elevação do nível da cultura do empreendedorismo na região, especialmente no ambiente escolar. “E nós percebemos a pró-atividade de pessoas que estão vivenciando práticas que permitem que possam assimilar os comportamentos e atitudes empreendedoras. A feira traz uma concretização desse aprendizado. Não se trata da comercialização ou da preparação das salas de aulas, mas sim da convivência, interação com a sociedade e da demonstração de bons exemplos assimilação da cultura do empreendedorismo por essas crianças”, afirma.

O evento contou com a participação de representantes do Sebrae/SC, da gerência e coordenadoria técnica de educação da unidade, da Secretaria Municipal de Educação, ACIX, Prefeitura, além dos alunos, familiares e comunidade.

JEPP

O JEPP integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e vem sendo implementado, desde 2014 na região, com a parceria das Secretarias Municipais, Gerências Regionais de Educação e algumas entidades. Até o momento mais de sete mil alunos participaram do programa, disponibilizado gratuitamente às escolas.

O objetivo é disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade, para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

Parmeggiani realça que a participação das escolas, das secretarias de educação, demais parceiros, além de diretores e dos professores tem sido essencial para a concretização do programa. “Os resultados nos mostram que conseguimos atingir os objetivos de estimular a iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo em um sentido amplo sistêmico e sustentável”. (Fonte: MB Comunicação)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais