(49) 9 9827.3230

Fonoaudióloga destaca sobre a saúde auditiva

28 de junho de 2017 - 07:38 / Comunidade Lance Notícias Saúde Xanxerê | Comentários
Fonoaudióloga destaca sobre a saúde auditiva Foto: Divulgação

Ouvir é um processo automático para o qual costumeiramente não damos a devida importância. O sistema auditivo está disponível 24 horas por dia, trabalhando para a nossa qualidade de vida e bem-estar, porém, não observamos sua importância para a comunicação, e que é a partir da audição que os sons de alerta nos avisam que estamos em perigo.

Com o passar do tempo uma grande parte da população é atingida por alterações auditiva, porém essas alterações são ignoradas e deixadas de lado muitas vezes por preconceito e medo dos resultados apresentados nos exames. A busca de auxilio profissional é adiada por um longo período, sendo esse crucial, pois atinge significativamente a qualidade de vida em vários aspectos seja ele social, emocional, profissional.

A Perda de audição pode causar: privação sensorial, aumentar o risco de demências, isolamento social, depressão entre outros fatores.

Não há cura para a Perda Auditiva Neurossensorial, que é a que mais acomete os indivíduos afetados por exposição ao ruído, e os idosos. Nos dias atuais podemos contar com a ajuda da tecnologia, com aparelhos auditivos digitais modernos. Eles representam um grande avanço e nos ajudam a adaptar aparelhos cada vez mais personalizados, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com perda de audição.

Quais os benefícios no uso do aparelho auditivo?

Maior longevidade
os estudos mostram que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos.

Afastar doenças como o Alzheimer 
pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência.

Melhorar sua qualidade de vida
estudos mostram que o uso de aparelho auditivo melhora a qualidade de vida social de pessoas com deficiência auditiva, mesmo que seja difícil admitir essa deficiência.

Unir conforto e tecnologia de ponta
pequenos, confortáveis, discretos e potentes, os aparelhos auditivos modernos usam a alta tecnologia para se adaptar às suas necessidades.

Melhorar a integração familiar
muitas pessoas com deficiência auditiva costumam se afastar das relações sociais já que não conseguem interagir. O uso dos aparelhos auditivos resgata o convívio familiar e as atividades em grupo. Até mesmo uma conversa por telefone, algo que pode ser praticamente impossível para quem ouve mal, se torna mais fácil com o uso de aparelhos auditivos.

 

Fga. Ana Kelly Baroni CRFa. 10045 SC

 

Texto Clínica Resonare

 

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário