(49) 9 9827.3230

Gered de Xanxerê capacita profissionais da educação para preenchimento do Censo Escolar

23 de fevereiro de 2017 - 15:12 / Comunidade Educação Xanxerê | Comentários
Gered de Xanxerê capacita profissionais da educação para preenchimento do Censo Escolar A capacitação reuniu escolas municipais, estaduais e particulares. (Foto: ASCOM)

 

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, realizou capacitação com os responsáveis pelo preenchimento do Censo Escolar das escolas municipais, estaduais e particulares. Esta é a segunda etapa e faz referência aos dados de 2016.

O preenchimento das informações iniciou em fevereiro e se estende até 14 de março. Nesta etapa as escolas devem informar a situação do aluno, ou seja, se ele foi aprovado, reprovado, transferido, se é aluno desistente e outras informações importantes que servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O IDEB indica a qualidade da educação por meio de informações referente ao desempenho do estudante em exames padronizados como é o caso da Prova Brasil e ainda o rendimento escolar através da aprovação.

O coordenador do Censo Escolar na ADR de Xanxerê, Valdecir Tofolo, explica que é importante o preenchimento correto e o comprometimento em repassar as informações, pois elas são utilizadas para a promoção de Políticas Públicas Educacionais. “Desta forma é possível analisar as demandas, onde existem dificuldades, onde precisamos melhorar e em qual setor por exemplo. Podemos identificar informações com relação a merenda e transporte escolar, onde precisamos de mais professores e outras informações importantes para melhorar a qualidade do ensino oferecido”, explica Valdecir.

No total, a Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê coordena o Censo escolar de 187 escolas ativas nos 14 municípios que compreendem a sua região de abrangência. (ASCOM)

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário