(49) 9 9827.3230

Gerência reúne secretários de educação para discutir transporte e calendário escolar

2 de fevereiro de 2017 - 07:30 / Comunidade Educação Xanxerê | Comentários
Gerência reúne secretários de educação para discutir transporte e calendário escolar Gerência reúne secretários de educação para discutir transporte e calendário escolar. (Foto: ASCOM)

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR) de Xanxerê, realizou na terça-feira (31), reunião com os secretários de educação dos 14 municípios de sua abrangência.

O encontro teve o objetivo de integrar os gestores municipais com os gestores estaduais e tratar sobre o calendário escolar unificado e transporte escolar.  Segundo a Supervisora de Articulação com os Municípios, Salete Sallini Pelegrini, os alunos que pertencem às escolas estaduais são transportados junto com os alunos das escolas municipais e a unificação do calendário é uma forma de beneficiar o estado, os municípios e ainda pais e alunos que dependem desse serviço.

“Foi um momento importante até para informar os secretários de educação sobre a legislação. Qual a quilometragem permitida, quem pode receber este benefício e como funciona o transporte escolar’, explica Salete.

No ano passado, o Estado subsidiou o transporte escolar para cerca de cinco mil alunos nos municípios que compreendem a Regional. A expectativa é que o número se mantenha para este ano. “Geralmente ficamos nesta média de alunos. Estamos com todos os pagamentos quitados referentes ao ano passado. Agora iniciamos um novo ano, com novos valores”, disse.

Os valores que serão pago neste ano referente ao transporte escolar, ainda serão discutidos entre o Estado e a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). “Cada município é um valor. É feito uma média sobre o número de alunos e a quilometragem”, explica Salete.

Calendário Escolar Unificado

O calendário escolar de 2017 da Rede Estadual de Ensino já está definido. Os  professores retornam às atividades no dia 6 de fevereiro. Já os alunos iniciam o ano letivo no dia 13 de fevereiro. No mês de julho serão duas semanas de recesso e o encerramento do ano letivo está marcado para 15 de dezembro.

A Integradora de Educação Básica, Bernardete de Andrade, considera a unificação importante para que as duas redes de ensino estejam em sintonia. “Podemos conciliar o calendário das duas redes para todos tenham aulas no mesmo período. Isso gera uma economia para o município e para o Estado”, considera.

A reunião também proporcionou a integração já que a maioria dos secretários municipais de educação são novos e desta forma, a Gerência de Educação pode aproximá-los e repassar informações sobre o trabalho desenvolvido. (ASCOM)

 

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário